Câmara Reduz Assessores e Libera Estagiários

Sessão Extra 180113 015A primeira sessão da nova legislatura da Câmara Municipal de Ponta Grossa, foi relativamente tranquila, embora bastante demorada. Os trabalhos começaram por volta das 14h05min. Depois de duas paralisações, a sessão foi encerrada pelo Presidente Aliel Machado (PC do B) quando os ponteiros dos relógios já chegaram perto das 21 horas.

E o projeto mais importante, pelo menos aquele que tinha a maior expectativa do dia, foi aprovado, mas com uma novidade. A maioria dos vereadores aprovou a redução dos assessores por gabinete, de 04 para 03. Entretanto, para compor a situação e possibilitar a aprovação, foi preciso um consenso no sentido de autorizar a contratação de estagiários para os gabinetes dos vereadores. Então, cada vereador poderá ter até 03 assessores, e até 02 estagiários para atender os serviços parlamentares.

Segundo Aliel, foi a saída encontrada, pois alguns vereadores estavam reticentes em aprovar a matéria, pois entendiam que os serviços dos gabinetes estariam comprometidos com a redução de assessores. Com a contratação de estagiários, não somente haverá redução da expectativa de gastos, como também haverá a oportunidade de inserir jovens sem experiência na administração pública.

REPASSE DE VERBAS

Também foi aprovado projeto do Executivo nº 003 que autoriza o repasse de valores para entidades ligadas à Fundação Proamor.

ALTERAÇÃO DA LOM

Quanto ao Projeto 001, que trata da alteração do art. 33 da Lei Orgânica do Município, para que os vereadores possam assumir a presidência de autarquias e fundações municipais sem perder o mandato, não foi possível apreciação, tendo em vista que este tipo de projeto só pode ser votado durante o período ordinário da Câmara, o que ocorrerá a partir de 18 de fevereiro.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →