Como Será o Comportamento dos Vereadores

Convocada a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Ponta Grossa para esta semana, fica a curiosidade de nossa parte de como os 23 vereadores deverão se comportar na primeira votação do ano. Na verdade, apenas 22 vereadores deverão comparecer, uma vez que a vereadora Ana Maria está licenciada.

Esta expectativa fica por conta de alguns ingredientes que estão bem apimentados e que, por certo, dependerá do apetite e costume de cada um deles em degustar especiarias com, digamos, maior temperatura.

Primeiro temos o fato de que houve um considerável aumento no número de vereadores. Com isto, a possibilidade de termos um maior debate de idéias e posições. Depois, vamos verificar como se comportam situação e oposição no momento das votações. Ainda temos o fato de que, dos 22 vereadores, 12 deles são novatos, pois foram eleitos pela primeira vez. O único que já tinha sido vereador anteriormente é Rogério Mioduski, eleito pelo PPS.

Também podemos citar como os 09 vereadores que foram reeleitos estarão dispostos a negociar com os novatos e de que forma estes, aos poucos, vão compondo as comissões internas da Casa.

Outro detalhe muito importante será observarmos como será o comportamento da nova Mesa Executiva diante de um grupo mais heterogêneo, onde será importante um jogo de cintura para administrar uma verdadeira “fogueira das vaidades” que sempre aparece em momentos como este.

Vemos então, que são diversos ingredientes que chamam a atenção para esta primeira sessão extraordinária, que por certo, não será das mais calmas e tranquilas da história recente da política pontagrossense.

Haveremos de acompanhar a movimentação para verificar como toda esta movimentação ocorrerá.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →