Nova Unidade da Klabin Aquecerá Economia da Região

flavio arns O Gabinete da Vice-Governadoria coordenou nesta semana, em Curitiba, a primeira reunião do Governo com prefeitos eleitos da região de dois dos 12 municípios participantes do projeto da nova unidade da fábrica da Klabin, a ser instalada em Ortigueira, na região dos Campos Gerais.

Segundo o vice-governador Flávio Arns, a nova fábrica será o maior investimento privado da história do Paraná e deverá contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. A previsão é da geração de 10 mil empregos e beneficiar diretamente 12 municípios de uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná.

Arns lembrou que desde agosto do ano passado o governador Beto Richa determinou a instalação de uma unidade de gerenciamento de projetos, envolvendo secretários de Estado e presidentes de empresas públicas, para garantir as condições necessárias para a instalação da nova unidade da Klabin.

A unidade de gerenciamento da Klabin é formada por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e representações municipais. A primeira reunião contou com a participação do prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Gibson, a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, representantes da Secretaria de Planejamento, da Secretaria da Educação e da Vice-Governadoria.

“Esse trabalho sintonizado do Estado com os municípios garantirá a consolidação da implantação da nova unidade da fábrica e garantir que todas as demandas técnicas e sociais dos municípios contemplados sejam atendidas”, disse o vice-governador Flávio Arns.

NOVA UNIDADE – A indústria Klabin já mantém uma unidade no Paraná, no município de Telêmaco Borba, onde produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e também comercializa madeira em toras.

A construção da nova unidade tem investimento previsto de R$ 6,8 bilhões, e o empreendimento está enquadrado no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo. A nova unidade tem produção projetada de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. (AE).

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →