Segurança é Uma Boa Política

guarda municipal 2Quando estivemos aqui neste espaço criticando o fato de não terem sido adotadas medidas para dotar as unidades do Mercado da Família de um aparato maior de segurança, era com o intuito de chamar a atenção das autoridades para uma necessidade eminente de providências concretas e rápidas para se evitarem as tentativas de novos furtos.

E os comentários surtiram efeito. Na semana seguinte do furto na Vila Vicentina, o vereador Daniel Milla (PSDB), que também levantou o problema na tribuna da Câmara Municipal, fez novo comentário à respeito do problema, e juntamente com o secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, anunciaram a colocação de vigilância ostensiva 24 horas no local.

Sem dúvida é uma providência importante e necessária, a qual já deveria ter sido tomada anteriormente. Os prejuízos acumulados nos últimos anos com os roubos e furtos ao dinheiro público do Mercado da Família, por certo já pagariam o custo de manter esta vigilância orgânica nestes locais.

Porém, nós vamos mais adiante. Vamos levar pessoalmente ao vereador Daniel Milla nesta terça-feira (09.04) um ofício contendo sugestões para que efetivamente as unidades do Mercado da Família possam ser melhor vigiladas, seja pela Guarda Municipal, seja por empresas privadas de segurança, as quais prestam relevantes serviços à segurança pública em nossa cidade.

Voltamos à repetir: se a Prefeitura Municipal tiver condições financeiras e a Guarda Municipal tiver contingente, todas as unidades do Mercado da Família deveria ter vigilância orgânica (feita com a presença de profissionais de segurança) nestes locais.

Caso não seja possível por falta de condições financeiras ou de pessoal, os sistemas eletrônicos de segurança devem ser melhorados. Não se pode esperar que um sistema de alarme simples possa dar conta da segurança toda do local, até porque os roubos e furtos não se dão somente quando o sistema de alarme esta ligado, normalmente à noite ou quando as lojas estão fechadas. A Secretaria de Abastecimento e a Secretaria de Segurança já deveriam ter tomado providências para um trabalho em conjunto, com segurança 24 horas através de monitoramento de imagens on-line e de escolta de transporte de valores, principalmente em horário de sangria e de transporte de numerários.

Esperamos que este seja apenas o primeiro passo na direção da profissionalização do sistema e que a Prefeitura possa realmente dotar estas unidades de maior segurança, uma vez que os recursos públicos, é o dinheiro do povo, que é roubado cada vez que a ação dos marginais acaba dando certo.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →