Vereadores Querem Espeleólogos no CONDEMA

AguinelOs vereadores Pietro Arnaud (PTB), Antonio Aguinel (PCdoB, foto) e Pastor Luiz Bertoldo (PRB) estão unidos em uma proposta de alteração da Lei Municipal nº 11.233, de 27/12/2012, visando incluir o Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) na lista de integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Projeto nesse sentido foi protocolado na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 01 de abril.

Fundado em Ponta Grossa, em 1985, o Gupe é formado por professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e realiza atividades educacionais e de pesquisa no intuito de preservar as cavidades subterrâneas dos Campos Gerais, consideradas verdadeiros tesouros do patrimônio natural da região. O vereador Pietro Arnaud lembra que a missão do grupo, dentro das suas atividades ligadas à espeleologia (ciência que estuda as cavidades naturais) é, acima de tudo, incentivar ações de conservação ambiental na região. “Por essa história de décadas, de estudo e pesquisas, acreditamos que a entidade tem muito a contribuir dentro das discussões e encaminhamentos do Condema”, defende Pietro.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) é um órgão colegiado, consultivo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e também deliberativo, no âmbito de sua competência, sobre as questões ambientais do município de Ponta Grossa.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →