Câmara de PG Analisou Vários Projetos Nesta Segunda

Proteção às cavernas

cavernasO ponta-grossense talvez desconheça que o município possui mais de 2900 metros de cavidades subterrâneas. São 38 cavernas; dentre elas, 13 furnas. Entretanto, não existe lei municipal para proteção dessas cavernas. Para corrigir o fato, o vereador Antônio Aguinel (PCdoB), apresenta projeto de lei para que todo o potencial espeleológico de Ponta Grossa seja explorado, pois apenas um quinto das áreas passíveis de ocorrência de cavernas seja do conhecimento dos órgãos públicos.

Novo colégio

O Poder Executivo atendendo solicitação do Núcleo Regional de Educação pede à Câmara Municipal autorização para efetuar doação de um imóvel de propriedade do município situado na Rua Antônio Olavo Branco Martins, no Residencial Athenas, no Contorno. NO local, o Estado irá instalar uma unidade escolar. O núcleo não apresenta uma estimativa do número de estudante que serão atendidos.

Pavimentação

Pavimentação em  GuarapuavaOs vereadores aprovaram em primeira discussão projeto de lei de autoria do Executivo solicitando autorização para contratar operação de crédito por intermédio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades – Modalidade de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas. O valo requerido é de R$ 10.243.605,68, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II – terceira fase.

Ainda o Zeca

zeca-13-09-12O vice-prefeito Zeca Raad continua sendo alvo de críticas dos vereadores em razão do estado caótico do setor de saúde do município. O presidente da Câmara, Aliel Machado (PCdoB) conta que não consegue comunicação com o doutor Zeca para reivindicar sua intervenção em casos complexos em que pacientes não conseguem atendimento por falta de médico, materiais e/ou medicamentos. Machado revela que consegue falar com o presidente da Unimed, com o prefeito, para levar problemas prioritários para atendimento de pessoas com quadros graves de saúde, em grande parte crianças, cujos pais são tratados com indiferença quando em busca de atendimento. Lembra que o doutor Zeca fez campanha ao lado de Marcelo Rangel discursando sobre a melhoria no setor da saúde; que todos os problemas seriam resolvidos.  Mas não é o que acontece. O doutor Zeca anda se escondendo, diz Aliel Machado.

Volta do transporte

Delmar Pimentel (PP) defende o retorno do agendamento e transporte de pacientes pela Câmara Municipal. Segundo argumenta, em legislaturas anteriores, cerca de mil pessoas eram encaminhadas a Curitiba e outros centros para consultas e cirurgias em veículos da Câmara. Hoje, os carros do parlamento estão ociosos enquanto a população continua dependendo de outros centros, principalmente Curitiba, para resolverem seus problemas de saúde, porque em Ponta Grossa o setor está uma calamidade. Entretanto, Delmar não tem a receptividade do presidente da Casa, Aliel Machado. Para Aliel, a legislação não permite essa assistência. Ele estuda a possibilidade de doação dos carros à Secretaria Municipal de Saúde, para que efetuem esse trabalho conforme suas necessidades.

Registro profissional – 4451/MTb/Pr

e-mail: luiscarlospimentel@bol.com.br

fone: 9966-8273 – 9141-3729

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →