COLUNA DO PIMENTEL: Aliel e Aguinel criticam Governo; Adélia se defende

pimentelO secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ari Lovato, e o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Eduardo Kalinoski, foram acusados pelos vereadores Aliel Machado e Antônio Aguinel, ambos do PCdoB, de desrespeitarem a Câmara Municipal, tanto pela desqualificação dos discursos dos parlamentares através de emissoras de rádio e jornais diários, como em ridicularizar os projetos apresentados por eles no exercício de suas funções. As reclamações foram apresentadas em discursos no curso do horário do Pequeno Expediente da sessão desta segunda-feira, 28.

Aliel mostrou-se surpreso por tomar conhecimento de que Ari Lovato garantiu que não irá obedecer a lei que determina a presença de guardas municipais para policiamento ostensivo/preventivo nos terminais do transporte coletivo se o prefeito sancioná-la. Para o presidente da Câmara, isso não é somente um desafio à Câmara, mas também uma afronta ao próprio chefe do Executivo.

aliel 2A lei, que é de autoria do próprio Aliel Machado, é considerada inexeqüível por Ari Lovato porque o efetivo não daria conta de policiamento 24 horas em nos quatro terminais. A alegação de Lovato é combatida pelo vereador com o argumento de que os terminais não funcionam 24 horas; Portanto, em três turnos, das seis às 24 horas, seria possível o cumprimento do que exige a lei.

Com relação ao presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, o mais severo em crítica foi Antônio Aguinel. O líder do PCdoB na Casa destacou o fato de Eduardo Kalinoski ter ridicularizado projetos apresentados por ele, Aguinel. Kalinoski, segundo o parlamentar, declarou em uma emissora de rádio (RádioT) que os vereadores tomam conhecimento dos projetos da Autarquia, copiam os mesmos e apresentam como sendo os idealizadores da matéria.

Aguinel apresentou a gravação das palavras de Kalinoski. Pode-se ouvir que o presidente da AMTT diz que os vereadores copiam os projetos para se apresentarem à população como ‘o pai da criança’.

adelia 1Adélia defende-se

A vereadora Adélia de Souza (PSD) distribui nota à imprensa negando que esteja sendo investigada em inquérito policial que busca apuração de queixa de furto de um cartão de débito formulada pelo vice-prefeito, Zeca Raad.

A notícia publica por um blog local dá conta de que a polícia teria levantado junto a lojas e estabelecimentos bancários que teria identificada a autoria do crime e suposta responsável pelos gastos que teriam ultrapassado R$ 30 mil.

Adélia apresentou certidões das policias estadual e federal em que as autoridades apontam que nada há contra ela.  Também indicam ‘nada consta’ documentos da Justiça Federal da 4ª Região.

Adélia de Souza trabalhou ao lado de Zeca Raad como profissional da saúde e também como militante política. Trabalhou em todas as campanhas do vice-prefeito e foi por ele apoiada em sua corrida à Câmara Municipal. Em meados do ano passado ambos romperam por questões políticas e profissionais

Pietro - deputado federal 2Pietro confirma pré-candidatura

Logo após reunião com o deputado federal Alex Canziani, presidente do PTB estadual, O vereador Pietro Arnaud anunciou nesta segunda-feira, 28, sua pré-candidatura à Câmara Federal. O encontro aconteceu em Curitiba pela manhã, o qual foi acompanhado por Elizeu Chociai, presidente estadual do P TN e coordenador da Frente Popular formada por PTN, PTB, PSL, PTC, PT do B e PRTB.

Manifestando-se a respeito do fato, Chociai disse que a pré-candidatura de Pietro era um desejo do grupo multipartidário e de lideranças locais que se materializa com o apoio formal de Canziani.

Arnaud deve iniciar as articulações para definir suas parecerias com candidatos locais a deputado estadual, haja vista a Frente Popular não terá candidato próprio à Assembleia Legislativa no pleito deste ano. Conversas com os pré-candidatos Márcio Pauliki (PDT), Plauto Mìró (DEM) e Péricles de Melo (PT) já estão agendadas.

 betomaq

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →