COLUNA DO PIMENTEL: Base do Governo derruba projeto da Bancada Cristã

pimentelAs discussões na sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 12, estiveram centradas no projeto do Pastor Ezequiel (PRB) e Professor Careca (SDD) que proíbe a aplicação de recursos financeiros por parte do Município em eventos em que sejam comercializadas ou distribuídas bebidas alcoólicas. A proposta foi derrubada por 13 votos contra oito favoráveis. Com a derrota da oposição, não foi necessária votação a emendas ao projeto.

pastor ezequielA matéria foi colocada em pauta no mês passado, mas foi retirado para vistas e também para emendas.  Isso porque o objetivo era também o de inibir a administração municipal de oferecer material e logística para esses eventos, o que impossibilitaria a realização da Münchenfest, Festa da Uva, Efapi e outros, como apontara Delmar Pimentel (PP). As emendas tiveram por fim retirar da proposta do pastor a proibição do fornecimento de material e logística, como por exemplo, a participação da Guarda Municipal no policiamento preventivo e também a de funcionários da Autarquia Municipal de Trânsito.

delmar 3Populares favoráveis a proposta do vereador Pastor Ezequiel tomaram os assentos do auditório, formando grupos liderados por pastores evangélicos. Os discursos dos dois vereadores criticando o uso do dinheiro público em eventos como a Münchenfest foram longamente aplaudidos; ao contrário, não receberam ovação os discursos defendendo a continuidade do patrocínio municipal a festividades que tragam divulgação ampla ao município e retorno comercial ao empresariado.

CPI da Sanepar

A Câmara Municipal já tem os componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito que irá averiguar as questões envolvendo a Sanepar.  Vários tópicos sobre o contrato do município com a empresa foram discutidos durante a sequência de dias de falta de fornecimento de água em diversos bairros da cidade.

A CPI será presidida pelo vice-presidente da Casa, George de Oliveira                 (PMN), figurando como relator Sebastião Mainardes (DEM). Os demais membros são Pietro  A rnaud (PTB), Antônio Laroca (PDT) e Delmar Pimentel (PP)

Reforma política

O vice-líder do governo, deputado Elio Rusch, ocupou nesta segunda-feira, 12 a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para defender a reforma política da lei eleitoral atualmente em vigor no país, a fim de acabar com a obrigatoriedade do voto.

Segundo Rusch, é mais que chegada a hora de unificar as eleições majoritárias e proporcionais, acabando com as eleições de dois em dois anos. A lei eleitoral atual suspende a concessão de verbas (mesmo aquelas oriundas de convênios) em períodos pré-eleitorais, o que atrasa sobremaneira obras e investimentos em municípios e estados, afetando a vida de todos. “A cada dois anos para tudo que a quarentena eleitoral entra em vigor”, queixa-se Rusch.

Na visão do parlamentar, a população também já externou sua insatisfação com a obrigatoriedade do voto, sendo que o jornal Folha de São Paulo veiculou reportagem neste domingo com resultados de pesquisa dando conta que 61% dos brasileiros são contra o voto obrigatório. E a democracia é o exercício do poder que emana do povo e em seu nome é exercido pelos parlamentares e executivos eleitos por este mesmo povo.

Qualificação profissional

O prefeito Marcelo Rangel, juntamente com o diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação ao Profissional,  Nilton Gomes, divulgam nesta terça-feira, 13, a partir das 14h30, o balanço sobre cursos de qualificação desenvolvidos no município, novas qualificações previstas e perspectivas para o futuro.

Do início de 2013 até agora, os trabalhos de qualificação profissional da Secretaria prepararam para o mercado de trabalho 3350 profissionais.

* Luiz Carlos Pimentel é jornalista e escreve sobre política e cotidiano.

betomaq

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →