Carambeí altera sistema de cobrança da Taxa de Coleta do Lixo

Camara Carambei

O Município de Carambeí também está discutindo mudanças no sistema de cobrança da Taxa do Lixo. Similar ao que aconteceu em Ponta Grossa, quando a Prefeitura enviou, no final do ano passado, projeto para a Câmara Municipal modificando a sistemática da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo, a Prefeitura de Carambeí também enviou ao Legislativo daquela cidade um Projeto de Lei para oferecer mudanças no sistema.

Pela proposta apresentada pelo Executivo aos vereadores, a Taxa de Coleta do Lixo seria desmembrada do Carnê do IPTU. Assim, os contribuintes poderão pagar a Taxa em separado do Imposto Predial e Territorial Urbano. O valor lançado terá como base a VRM (VAlor de Referência do Município), em função da classe do gerador do lixo, da categoria e do número de economias do imóvel, correspondendo ao especificado na tabela própria. O principal item para avaliação será o tamanho imóvel.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Carambeí, Jeverson Gomes da Silva, “o projeto está na comissão de finanças para ser avaliado pelos vereadores, e precisa ser bem analisado. Devemos pedir mais informações ao Executivo antes de votar este projeto para verificar os benefícios para a população”.

vereador neguinhoOUTROS PROJETOS

A Câmara Municipal de Carambeí voltou ao período legislativo nesta semana, depois de um breve recesso. Algumas propostas indicativas foram apresentadas pelos parlamentares.

Vereador Juraci Ribeiro – Neguinho.

INDICAÇÃO Nº 054/2014 – Indica ao Sr Prefeito Municipal para que seja implantado o sistema digital gratuito, para confecções de carteiras de identidade, de trabalho e outros.

Conforme justificativa do Vereador a indicação visa a implantação deste sistema pois se trata de documentos de extrema importância para todo o cidadão brasileiro. Sendo o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos.

Vereador Bauke Dykstra de Geus – Baukinho.

INDICAÇÃO Nº 056/2014 – Indica ao Senhor Prefeito Municipal a reativação do Museu do Tropeiro.

Conforme justificava do Vereador esta indicação é de grande importância, pelo fato de que o museu tem um papel importantíssimo ao levar as novas gerações recordações e comprovações da história, que dão indícios da evolução do ser humano e de sua cultura, também serve para incentivar a sua visitação, a distribuição do conhecimento e o incentivo a cultura.

Vereadora Jussara Tonon.

Indicação nº 057 /2014 – Indica ao Senhor Prefeito Municipal, pontos de ônibus cobertos em todas as vias rurais.

A Vereadora Jussara justificou sua indicação motivada de que a mesma faz parte do Plano de Governo do Prefeito, e que há vários lugares nas vias rurais que não têm ponto de ônibus coberto. Disse que as pessoas, principalmente crianças que vão esperar o ônibus nos dias de chuva, ficam expostas ao mau tempo. Outro fator negativo em que as crianças necessitam subir em barrancos aguardando a chegada do ônibus, e muitas vezes correndo riscos de se machucarem em quedas, podendo ocasionar acidentes graves.

Vereador Ilson Hegler – Caninana.

INDICAÇÃO N° 058 /2014 – Indica ao Senhor Prefeito Municipal, providências na entrega dos maquinários e dos implementos agrícolas para os pequenos produtores.

O Vereador Caninana justificou sua indicação dizendo que é de suma importância, pois está chegando a época de plantio, e os pequenos produtores estão tendo dificuldades, por não terem esses maquinários, e tendo essa Associação, eles terão mais condições para começar o plantio.

Vereador Elio Cardoso – Ratinho.

INDICAÇÃO N° 059/2014 – Indica ao Senhor Prefeito Municipal, de que seja feito uma rede de esgoto na Rua Carnaúba – Jardim Eldorado.

O Vereador Ratino justificou esta indicação pelo grande número de pessoas que reclamam da falta de esgoto e falta de condições adequadas de saneamento, visto que o saneamento básico é direito de todos, e que a atual situação compromete a saúde pública, especialmente no que se refere a saúde dos moradores desta rua prejudicando ainda a preservação do meio ambiente.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →