CASTRO: Prefeito Reinaldo inaugura CMEI Professora Leda Maria

castro 21.08
O prefeito Reinaldo Cardoso inaugurou nesta quarta-feira (20), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Leda Maria Torres Pereira, no bairro Morada do Sol V. A entrega foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcos Bertolini; secretária municipal de Educação, Maurem Johnsson Kremer; secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe; a diretora do Cmei, Daniele Toledo e familiares da professora Leda. Também estiveram presentes demais secretários municipais, profissionais da Educação e comunidade da região.
O prefeito Reinaldo destacou o investimento em educação infantil que estão sendo realizados no município. “Hoje temos 7,5 mil alunos na rede municipal de educação. Além deste Cmei que inauguramos hoje, estão aprovadas pelo governo federal a construção de mais três unidades: para o Jardim Arapongas, Bailly e Nossa Senhora das Graças. Além disso, a escola que foi construída na Vila Rosário, está sendo adaptada para que no imóvel funcione mais um Cmei, já que a demanda por vagas nas escolas municipais está suprida e precisamos de mais vagas na educação infantil. O prefeito destaca ainda que também está previsto um Cmei para o Jardim Alvorada I e II – onde estão em construção 700 casas. “Com todos estes projetos, pretendemos criar mais de mil vagas para a educação infantil no nosso município”, frisa Reinaldo.
O prefeito também lembrou do trabalho realizado pela professora Leda para o desenvolvimento da educação em Castro. “Ela foi secretária de Educação de Castro durante meu primeiro mandato como prefeito, em 1989, e desempenhou um trabalho brilhante. Centralizou as escolas do campo e trabalhou para melhorar a educação nas escolas da zona rural. Também integrou os alunos do interior no Jeca [Jogos Estudantis de Castro]. Por isso, ao dar a este Cmei o nome da professora Leda, demonstramos nossa gratidão e respeito a ela e sua família”, ressalta.
ESTRUTURA
O Cmei tem nove salas de aula, uma bebeteca, refeitório, cozinha, um lactário, secretaria, sala de direção, sala de coordenação, sala de professores, lavanderia, almoxarifados, dois banheiros infantis externos, quatro banheiros adultos, dois banheiros infantis – para crianças com  necessidades especiais, e um parquinho. Para atender as 202 crianças com idade entre quatro meses e seis anos trabalham no local uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, 21 professoras, uma secretária, duas cozinheiras, cinco zeladoras, dois guardiões, e quatro estagiárias do curso de Formação de Docentes. “Agradeço ao Dr. Reinaldo e toda a equipe de profissionais da Prefeitura envolvidos, por mais este projeto realizado. Estamos muito felizes em trabalhar neste novo espaço”, destaca a diretora Daniele.
HOMENAGEM
Leda Maria Torres Pereira nasceu em Guarapuava, no dia 13 de março de 1944, filha de Gerson Torres Pereira e Maria da Conceição Xavier Pereira. Leda teve cinco filhos: Daniel, Gerson, Luiz Cassiano, Adriana, Alessandro e Yeda Maria. Em 1966 foi professora no Grupo Escolar Leopoldo Mercer, em Telêmaco Borba. Formou-se em Filosofia e História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1973. Ainda na área de educação, foi orientadora educacional no Colégio Agrícola de Castro e professora no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, de 1972 a 1990. Entre os anos de 1985 e 1990 foi diretora do Vespasiano e, nesta função, foi responsável por reativar a fanfarra do colégio, em 1986.
Leda também foi Secretária de Educação e Cultura de Castro nos anos 1989 e 1990 e durante este período buscou reestruturar o setor, sendo um de seus projetos primordiais a centralização das escolas rurais do município.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →