Prefeitura não renova contrato com Sanepar e licita abastecimento e esgoto

Edir 17.09

A Prefeitura Municipal de Palmeira não renovará o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto e abrirá um processo licitatório para terceirização dos serviços na cidade. Segundo informações da assessoria do Gabinete do Prefeito, as negociações com a Sanepar não avançaram nos últimos meses e um novo edital deverá ser publicado em breve para terceirização dos serviços.

Ao mesmo tempo a Prefeitura de Palmeira deverá também lançar o edital para os serviços de coleta de lixo, uma vez que o contrato atual também está caminhando para o seu final.

Com o lançamento destes editais de licitação, o Município de Palmeira descarta de uma vez por todas a municipalização dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo. A Secretaria de Planejamento vem realizando estudos para verificar a viabilidade operacional e financeira de se criar uma estrutura municipal para cuidar destes serviços.

Desde 2011 os técnicos da Prefeitura, bem como uma Comissão Especial, criada na Câmara de Vereadores, analisam se a municipalização seria o melhor caminho. O Prefeito Edir Havrechaki (PSC) esteve visitando diversas cidades no Paraná e Santa Catarina onde os serviços são mantidos pelo município e depois de diversas reuniões com os secretários, chegou-se a conclusão de que os serviços devem mesmo ser terceirizados, uma vez que encampamento por parte da Prefeitura aumentaria em muito a estrutura, principalmente, na questão dos gastos com funcionários públicos, comprometendo boa parte do orçamento com salários e encargos.

Os editais das concessões dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo ainda não foram publicados.

* Com informações da Assessoria da PMP e da Gazeta de Palmeira.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →