Projeto Tibagi em Debate vai discutir o desenvolvimento urbano

aerea-Tibagi

Tendo em vista a sugestão do Ministério das Cidades sobre a revisão do Plano Diretor Municipal dentro do período de 10 anos e as enormes vantagens do lançamento da lei renovada, a Prefeitura de Tibagi, através da secretaria de Planejamento, Economia e Gestão inicia o Projeto Tibagi em Debate, para consultar a população e discutir sobre o desenvolvimento da cidade, sua ordenação e demais questões urbanísticas.

O Plano utilizado atualmente no município é datado de 2005, com revisão de algumas leis em 2008, e apresenta necessidade de atualização de informações. “O Plano Diretor Municipal é de extrema importância para nortear as ações dos agentes públicos e privados e coordenar o crescimento da cidade. É importante frisar que trata-se de uma iniciativa sem caráter político ou de gestão, e sim de desenvolvimento urbano e da função social do município”, enfatiza o secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Alberto Portugal.

As temáticas tratadas no debate giram em torno de cinco temas: arrecadação, crescimento, ordenação, cultura e valorização. “Será com o Plano Diretor Municipal revisado que se conseguirá tornar este município ainda melhor, oferecendo mais possibilidades, com o uso consciente de sua extensão e seus recursos naturais, bem como coordenar o crescimento com o devido respeito à cultura da população e as questões sociais”, ressalta o secretário.

A participação popular neste processo é garantida pela lei, e pretende-se com os debates discutir o que diz respeito a função social da cidade, seu território, suas peculiaridades e seus interesses enquanto município, seja no sentido do zoneamento, do uso e da ocupação do solo ou das questões culturais. O debate será mediado pelo arquiteto e urbanista, e também secretário de Planejamento, Economia e Gestão Alberto Portugal, e contará com a presença de uma equipe multidisciplinar para esclarecer qualquer dúvida que apareça.

audiencia-publica

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →