Livro lançado em Tibagi relata história do maior incêndio florestal do Paraná

parana-em-chamas-7

Em iniciativa dos colégios Irênio e Leopoldina, Tibagi sediou na última sexta-feira (24) o lançamento do livro “1963 – O Paraná em chamas”, de autoria do geógrafo José Luiz Alves Nunes. O livro traz a história de um incêndio florestal que ocorreu há cinquenta anos no Paraná. Foram três anos de trabalho que incluiu pesquisas em mais de 1000 documentos, entre periódicos, estudos acadêmicos, arquivos eletrônicos, relatórios governamentais além de entrevistas com jornalistas, profissionais agrônomos da época e integrantes da Defesa Civil do Paraná.

Tibagi, na ocasião, transformou-se numa central de queimados, recebendo no Hospital Luiza Borba Carneiro pacientes de todo o Paraná, vítima de queimaduras. Presente no evento, a prefeita Angela Mercer de Mello elogiou o extenso trabalho de pesquisa realizado pelo autor. “Realizamos diariamente ações voltadas ao futuro de nossos cidadãos, mas não podemos deixar de lado o resgate e a preservação da história de nosso município, que teve papel fundamental neste triste episódio que foram os incêndios de 1963”, enfatizou em seu discurso.

O autor, José Luiz Alves Nunes, aproveitou o encontro para proferir palestra sobre o tema, ressaltando os fatos históricos e o trabalho de pesquisa para chegar às informações constantes no livro. “Trata-se de um registro histórico, documentando o mairo incêndio florestal em devastação de área do mundo, com mais de 2 milhões de hectares de pastos, cafezais e florestas queimados”, relatou. O resultado é um livro com 204 páginas, 76 ilustrações, além de gráficos, tabelas e um encarte especial, com áreas atingidas pelos incêndios e outras informações correlatas.

Este é o segundo livro do autor, que escreveu “Londrina! Cidade de braços abertos – o olhar de um pé vermelho da segunda geração” que contou com 152 páginas, 71 fotos e nove ilustrações. Nele o leitor teve a oportunidade de conhecer fatos que recuperam a história de Londrina.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →