Palmeira: Vieiras e Garauninha recebem Parlamento Jovem

palmeira 25.10

Servidores da Câmara Municipal realizaram nesta semana mais duas palestras sobre o Poder Legislativo e sobre o Parlamento Jovem, programa de politização e politica participativa da Casa de Leis palmeirense. Mais duas palestras estão programadas para este ano, contemplando assim, todas as escolas participantes, como todas as faixas etárias que compreendem a participação do Parlamento Jovem tanto para votação, quanto para candidatura. Estimasse que mais de 3 mil estudantes assistiram as palestras, ministradas pela Câmara Municipal, nas escolas da cidade e do interior do município no segundo semestre deste ano.

Nesta semana, alunos das Escolas Estaduais de Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras e da Escola Estadual de Guarauninha (ambas a aproximadamente 40 quilômetros da cidade) tiveram uma aula sobre diferença dos três poderes e as atribuições de cada uma delas, sobre o trâmite das proposições no Poder Legislativo municipal, e por fim, como é o processo eleitoral do Parlamento Jovem, bem como, o funcionamento do Programa.

De acordo com a coordenadora do Programa, Flaviana Zarpelon de Sousa, as palestras fazem parte do processo de politização proposta pela lei que instituiu o Parlamento Jovem em Palmeira no ano passado. Ela conta que além de preparar os estudantes para participarem do Programa no próximo ano, tanto como candidatos, como eleitores, as explanações levam conhecimentos para os jovens que poderão ser utilizados enquanto cidadãos, na reivindicação de direitos com o poder público, como também, na fiscalização do trabalho do vereador. “Como representantes da população os vereadores tem diversas atribuições e cabe ao cidadão saber quais são, para então solicitar ajuda ou mesmo cobrar atitudes do parlamentar se necessário. Não só em Palmeira, muita gente critica o trabalho dos vereadores, mas na maioria dos casos, nem sabem qual é a real função do vereador na sociedade. É essa elucidação que Parlamento Jovem se propõe em fazer, dentro da Câmara com os vereadores juniores e fora, com as palestras nas escolas”, explica Flaviana.

O Parlamento Jovem terá na próxima semana a penúltima Sessão Ordinária do ano e no dia 4 de dezembro acontece a cerimônia de encerramento e premiação da edição 2014.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →