Senai e Masisa formam turma de mulheres auxiliares de marcenaria

Sesi e Masisa 25.11Em Ponta Grossa, 19 mulheres viveram na noite de segunda-feira (24) um momento de realização. Elas se formaram como as primeiras alunas do curso “Mulheres Inventando Moda”, que as capacitou como auxiliares de marcenaria.

Mais do que uma solenidade de entrega de diplomas, o evento celebrou a crescente participação da mulher na construção civil, fator que deve contribuir para diminuir os gargalos do setor.

Iniciado em maio deste ano, o curso foi oferecido gratuitamente pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, e a Masisa Brasil, uma das empresas líderes na produção e comercialização de painéis de madeira para a fabricação de móveis e arquitetura de interiores.

As 19 formandas do curso de Auxiliar de Marcenaria tiveram mais de 400 horas de aulas, material didático específico e palestras com profissionais da área e com empresários. Mais de 30% dessas mulheres já atuam na área e três delas já montaram suas empresas de marcenaria.

A capacitação foi dividida em duas partes. Na primeira, foram abordados temas técnicos, como leitura e interpretação de desenho de móveis, design, matemática aplicada, tipos e aplicações de ferramentas manuais e elétricas.

Na segunda etapa aconteceu o curso de Marcenaria, com 250 horas. As alunas aprenderam modelagem computacional, leitura e interpretação de desenho técnico, tecnologia dos materiais e conheceram detalhes sobre custos e logística. Relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, cuidados com o meio ambiente, inclusão digital, empreendedorismo e autoestima também fizeram parte da grade curricular do curso.

Houve também uma oficina de maquiagem, promovida pela Avon, e a realização de exames para a prevenção do câncer de mama e de pele dentro do programa Cuide-se +, que é uma iniciativa do Sesi.

De acordo com a gerente do Sistema Fiep em Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula, a formatura vem de encontro ao momento vivenciado pela cidade de Ponta Grossa. “É um momento muito favorável de crescimento industrial. O Sistema Fiep está atuando junto às empresas que estão se instalando na cidade e se desenvolvendo. Dá ainda todo o apoio à capacitação de profissionais, que estarão aptos para enfrentar o mundo do trabalho”, disse.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →