TIBAGI: Caetano Mendes discute desenvolvimento urbano

tibagi-em-debate-2014-2Foi a vez da comunidade de Caetano Mendes discutir o desenvolvimento urbano do município, com a realização de mais uma audiência pública do Tibagi em Debate na última quinta-feira (6), iniciativa que levanta opiniões e visões sobre o desenvolvimento urbano de Tibagi. No encontro, com mais de quarenta pessoas envolvidas com as questões da comunidade e do distrito, foram discutidos pontos como sistema viário, organização da vida em sociedade, ordenação do solo e crescimento geométrico.

A população participou ativamente e apresentou propostas para o novo conjunto de leis, como determinar áreas de estacionamento, a inserção de redutores de velocidade, o incentivo à implantação de indústrias na região e a acessibilidade. “Esta participação da população na composição de ideias e projetos é fundamental para que consigamos elaborar um estudo que respeite as questões culturais da cidade, suas condicionantes e suas potencialidades”, esclarece o secretário de Planejamento, Economia e Gestão e idealizador do Tibagi em Debate, Alberto Portugal.

Dados como arrecadação mensal do município, destinação de verbas, extensão territorial e densidade demográfica foram explicados aos presentes, que ajudaram a pensar na cidade em que viverão nos próximos anos. “Com estes encontros, podemos definir o foco para a elaboração do novo Plano Diretor Municipal que já está sendo pensado, levando em conta as reais necessidades das comunidades de nosso município”, aponta o secretário. A audiência pública no distrito de Alto do Amparo deve acontecer em breve, em data a ser divulgada.

Plano Diretor

O Plano Diretor utilizado atualmente no município é datado de 2005, com revisão de algumas leis em 2008, e apresenta necessidade de atualização de informações. “O Plano Diretor Municipal é de extrema importância para nortear as ações dos agentes públicos e privados e coordenar o crescimento da cidade. É importante frisar que se trata de uma iniciativa sem caráter político ou de gestão, e sim de desenvolvimento urbano e da função social do município”, enfatiza o secretário da pasta, Alberto Portugal.

“Eu e minha equipe seremos os mediadores, e apresentaremos pontos discutidos nas três etapas anteriores, como Industrialização, Segurança Pública, Trânsito, Zoneamento, Código de Obras, Código de Posturas, Turismo, etc. Para cada questão, serão levantados cinco critérios, sendo eles cultura, valorização, arrecadação (recursos), crescimento e ordenação”, adianta o secretário. “O evento terá duração média de duas horas, e está aberto a toda a comunidade para assim construirmos um PDM realista, coerente e acima de tudo eficaz”, pontua.

O projeto completo do Tibagi em Debate está disponível na Secretaria Municipal de Planejamento, Economia e Gestão, e no portal da Prefeitura na internet. “Vale lembrar que o intuito é reunir diferentes opiniões e questionar os cidadãos sobre o que se espera de nosso município nos próximos tempos em todas as questões que englobam a cidade”, salienta Portugal.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →