Biblioteca Pública comemora 74 anos com palestra nesta sexta

paulomiranda
Escritor Paulo Miranda retorna à Ponta Grossa.

Comemorando os 74 anos de criação da Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, a Fundação Municipal de Cultura traz novamente a Ponta Grossa o escritor português Paulo José Miranda, primeiro vencedor do Prêmio Literário José Saramago. Miranda ministra palestra com o tema ‘Literatura Portuguesa’ nesta sexta-feira, 05, às 19h, no Auditório da Biblioteca. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Romancista, poeta e dramaturgo português, Paulo José Miranda foi vencedor do Prêmio Teixeira de Pascoaes com seu primeiro livro de poesias, ‘A voz que nos trai’. Nasceu em Aldeia de Paio Pires. Iniciou, então, o seu ‘Tríptico da criação’, uma série de romances sobre autores portugueses do século XIX. Venceu a primeira edição do Prêmio Literário José Saramago, em 1999, com ‘Natureza Morta’, segunda parte da trilogia. Viveu durante cinco anos na Turquia com a cineasta Pelin Esmer. Voltou para Portugal em 2003 e mudou-se para o Brasil em 2005. É membro do PEN Clube Português (maior e a mais importante organização mundial de escritores empenhada na defesa da liberdade de expressão) desde 1998.

Entre seus livros de prosa estão ‘Um Prego no Coração’ (1998), ‘Natureza Morta (1999), ‘Vício’ (2001), ‘O Mal’ (2002), ‘A América’ (2008), ‘Com o Corpo Todo’ (2011), ‘Filhas’ (2012) e ‘A Máquina do Mundo’ (2014). Escreveu também as obras de poesia ‘A voz que nos trai’ (1997), ‘A Arma do Rosto’ (1998), ‘O Tabaco de Deus’ (2002) e ‘Exercícios de Humano’ (2014).

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal está instalada em prédio próprio e é uma das mais modernas do sul do país. Em seu acervo conta com 55 mil livros nos mais diversos gêneros, além de revistas, jornais, gibis e midiateca. O espaço está preparado para receber pessoas com deficiência, contando com recursos de acessibilidade, como elevador, banheiro adaptado, indicações em braile, estacionamentos demarcados, entrada sem desnível e portas largas, e acervo de audiolivros, livros com textura e livros com opções sonoras. Recentemente, a Biblioteca foi uma das 52 contempladas com o Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, iniciativa do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Com a premiação, a Biblioteca vai receber R$ 32 mil para a continuidade do projeto cultural ‘Programa de Visitas Monitoradas’. (Assessoria PMPG).

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →