Mainardes Júnior é eleito novo presidente da Câmara de PG

Mainardes Júnior 16.12.14
Mainardes Júnior fez um discurso conciliador e de valorização da Câmara Municipal. Fotos: José Aldinan.

Apesar da tensão que cercou todo o processo de articulações para a eleição da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Ponta Grossa, a Sessão Especial realizada na manhã desta terça-feira (16) foi rápida e tranquila, sem sustos ou sobressaltos. A expectativa era apenas se o script traçado nos últimos dias mantido. E foi. Sebastião Mainardes Júnior (DEM) confirmou seu favoritismo e foi eleito presidente do Legislativo para o biênio 2015-2016.

Conforme esta previsto nas negociações de bastidores, Mainardes recebeu 12 votos, quantidade suficiente para elegê-lo ainda no primeiro turno. O segundo mais votado foi Márcio Schirlo (PSB) com 7 votos. Schirlo saiu do plenário tão logo terminou a votação demonstrando um certo ar de contrariedade, principalmente de alguns votos que não foram para ele e nem para o presidente eleito.

Mainardes 2 16.12.14Os demais candidatos que receberam votos foram Antonio Aguinel (PC do B), com 2 votos, o dele mesmo e do presidente Aliel Machado, do mesmo partido. Alysson Zampieri (PPS) e Pastor Ezequiel (PRB) votaram neles mesmos. George Oliveira (PMN), Julio Kuller (PSD) e Pastor Luiz Bertoldo (PRB) mesmo sendo candidatos, votaram em Mainardes, e Maurício Silva (PSB), também candidato, votou em Schirlo.f

A análise que podemos fazer é que o bloco de oposição não conseguiu fechar uma articulação capaz de reverter a situação favorável à candidatura de Mainardes. Sem conseguir fechar um acordo em torno de um nome, no momento da votação cada um vez o que pretendia fazer, Um exemplo disto é o vereador Alysson Zampieri, o qual preferiu se omitir, não pendendo para lado nenhum na disputa pela presidência.

Mainardes 3 16.12.14Na verdade, o grupo governista conseguiu ser mais habilidoso, utilizando todas as armas disponíveis, entre elas a influência de políticos mais graduados para fechar acordos com outros partidos, entre eles o PDT, o qual ainda pendia pela candidatura de Schirlo, em certo momento. E esta ida em bloco do PDT para o grupo de Mainardes foi fundamental para a vitória do vereador do DEM.

Mainardes Júnior segue agora para o seu segundo mandato na presidência da Câmara, uma vez que já foi presidente no período de 2008-2009. Em seu discurso, logo após a votação, pregou a união dos vereadores, sem revanchismo, a valorização do Legislativo, bem como a melhoria na estrutura da Casa de Leis para os vereadores e funcionários.

A posse dos novos membros da Mesa Executiva será realizada no dia 1º de janeiro, a partir das 20 horas no Plenário da Câmara Municipal.

* Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →