Péricles apresenta relatório em separado na CPI dos Pedágios

Péricles de Mello 17.12.14O deputado estadual Péricles de Mello (PT) apresentou relatório em separado na CPI dos Pedágios. O relatório final apresentado pelo deputado Douglas Fabrício (PPS) não foi aceito pela bancada do PT na Assembléia Legislativa, que acompanhou o documento apresentado por Péricles, durante a sessão desta terça-feira (16).

Embora reconhecendo os avanços apontados no documento final, o deputado petista achou necessário acrescentar observações importantes e ressaltou que a principal deformação nos contratos aconteceu a partir da redução unilateral de 50% na tarifa pelo então governador Jaime Lerner, motivando assim uma série de aditivos compensatórios que alteraram substancialmente o modelo inicial de concessões. O parlamentar recomenda a implantação do pedágio online para controle do fluxo de veículos e a utilização da tabela do DER para balizar o custo das obras nas rodovias.

Por sua vez, o relatório de Douglas Fabrícia destaca a exclusão de obras e investimentos previstos em contrato, bem como a ocorrência de sobrepreço nas tarifas, a falta de efetiva fiscalização por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no transcorrer de vários governos, e a necessidade de retomada das ações judiciais movidas pelo Estado, que estão suspensas.

A CPI foi proposta pelo deputado Nelson Luersen (PDT), que a presidiu, e foi composta ainda pelos deputados Adelino Ribeiro (PSL), Wilson Quinteiro (PSB), Bernardo Ribas Carli (PSDB), Francisco Bührer (PSDB), Nereu Moura (PMDB), Artagão Júnior (PMDB) e Péricles de Mello (PT), como membros titulares, e constituída em 9 de julho de 2013.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →