MP dá prazo de 1 ano para Prefeitura encerrar atividades do Aterro do Botuquara

Uma nova andiência entre procuradores do Ministério Público no Paraná, representantes da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, do Comdema e do IAP, na última quarta-feira (1) definiu que o município terá prazo de 14 meses, a contar de novembro deste ano, para encerrar as atividades no Aterro do Botuquara.

O local vem sendo alvo de constantes fiscalizações e muitos debates, com a realização de uma CPI na Câmara Municipal que também está fazendo uma avaliação do contrato e das condições do local.

Nesta audiência, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou a minuta da licitação para a contratação de uma empresa para operação de um novo aterro, sendo que há previsão para publicação do novo edital nos próximos dias. A Prefeitura acredita que poderá concluir o processo em dois meses.

Além de operar o novo aterro, a empresa contratada deverá apresentar um plano de compensação ambiental, para recuperação do Botuquara, local vem sendo destinado o lixo da cidade nas últimas décadas.

VOTO DE CONFIANÇA

Como estiveram presentes na audiência, o prefeito Marcelo Rangel, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros e o Procurador Geral, Marcus Freitas, é possível acreditarmos que o compromisso assumido com o MInistério Público, com o Comdema e com o IAP seja de fato cumprido desta vez. 

E não se trata fazer aquilo que o prefeito ou os secretários acham melhor. Se trata de fazer o que é preciso fazer, independente da vontade dos atuais gestores, independente da empresa que for fazer, porque haverá regras a serem obedecidas dentro daquilo que as entidades acreditam ser melhor para a cidade.

Deste vez, tanto o prefeito como os secretários precisaram baixar a bola, a aceitar o que o MP propôs dentro de suas interpretações do que realmente é necessário fazer com o novo aterro.

Nem sempre o que o gestor de plantão acha que é o melhor para a cidade, realmente é de fato. Muitos erram tentando acertar, mas outros erram porque não quiseram fazer o certo.

  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *