Educação: Parceria com o Sicoob garante mais um ano de projeto

Parceria da Secretaria de Educação com o Sicoob garantiu mais a renovação do projeto. Foto: Divulgação.
O programa Cooperjovem, realizado em Ponta Grossa em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), está sendo colocado em prática mais uma vez para o ano letivo de 2018. O trabalho está na fase de apresentação do programa junto às diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas, que já podem fazer a adesão.
Aderindo ao Cooperjovem, os professores recebem formação sobre os princípios do cooperativismo e têm a oportunidade de utilizar o conteúdo como tema transversal em sala de aula. A fundamentação teórica é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), tendo o Sicoob como padrinho. São 22 mil crianças participantes no Paraná, sendo 18 escolas em Ponta Grossa no ano de 2017.
Os professores participantes terão 40 horas de formação. Eles levarão o conhecimento para as escolas e realizarão projetos junto à comunidade, alunos e colegas. Dentro dos princípios cooperativos, eles escolhem o que pesquisarão e como o trabalho será desenvolvido. O fruto será um Projeto Educacional Cooperativo (PEC), o qual terá objetivos, metodologia e mensuração de resultados. Os melhores projetos são premiados, tendo como parâmetros o desenvolvimento dos princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária, gestão democrática, educação com formação e informação, interesse da comunidade. Para os alunos, são realizados concursos de redação e desenho – Ponta Grossa recebeu três premiações em 2017, com tablets e contas-poupança.
  • Da assessoria.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →