Reserva lança Programa Família Acolhedora

Prefeito Neto discursa durante o lançamento do Programa Família Acolhedora, em Reserva. Foto: Cândido Gomes.
Foi realizado na última terça-feira (27) o lançamento oficial do Programa Família Acolhedora no município de Reserva. O evento realizado na Câmara Municipal, contou com a presença do Juiz de Direito Dawber Gontijo Santos, do Promotor de Justiça, Carlos Alberto Dias Torres, do prefeito Federico Bittencourt Hornung, (Neto), do vereador Aleixo Lopata, (Presidente da Câmara Municipal), da Secretária de Assistência Social, Egleci Matchula, da Chefe Regional da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social, Luciana Franco Silvestre. Também prestigiaram demais vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
Houve apresentações da Banda Municipal e da Fanfarra Horizonte Azul da localidade de Erval de Cima e logo após a fala das autoridades o evento seguiu com a capacitação dos técnico, das famílias e dos profissionais da secretaria de saúde e da secretaria de educação. A capacitação esteve sob o comando da assistente social e coordenadora do serviço de acolhimento familiar de Cascavel, Neusa Cerutti, ela que é referência do programa Família Acolhedora em todo o Brasil.
O que é o Programa Família Acolhedora?
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.
Toda a família acolhedora recebe, por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo de um salário mínimo. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.
  • Especial produzido por Cândido Gomes, de Reserva.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →