UEPG inicia eleição para Reitoria nesta terça-feira

Marcelo Bronosky e Mibuel Sanches Neto disputam a reitoria da UEPG a partir desta terça-feira (15). Foto: Divulgação.
A comunidade universitária inicia, nesta terça-feira (15), a escolha da nova Reitoria de Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A consulta para a escolha de reitor de vice-reitor inicia com a votação nos polos de ensino a distância (EaD) e campus de Telêmaco Borba, prosseguindo na quinta-feira (17), com o processo nos campi Central e de Uvaranas e no Hospital Universitário, em Ponta Grossa. No total, 16.481 pessoas, entre alunos, professores e agentes universitários, estão aptas a votar. A apuração dos votos ocorre também na quinta-feira, a partir das 22 horas, no Cine Teatro Pax.
Duas chapas concorrem à eleição para a Reitoria da UEPG, com mandato de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. A chapa 1 (Somos UEPG) é composta pelos professores Michel Sanches Neto (reitor) e Everson Augsuto Krum (vice). Pela chapa 3 (UEPG – Transformar é preciso) tem os professores Marcelo Engel Bronosky (reitor) e Almir Nabozny (vice).
A votação é presencial e ocorre por meio de sistema eletrônico, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UEPG.  Este será o quarto processo eleitoral para a Reitoria em que o sistema é utilizado. O programa se utiliza de um sistema de criptografia RSA de 2048 bits para a transmissão de dados, a mesma utilizada por bancos e instituições financeiras. A apuração é feita separando e atribuindo peso equivalente aos três segmentos (acadêmicos, agentes universitários e professores). Para docentes e agentes universitários, o voto é obrigatório; para acadêmicos, é livre.
POLOS E TELÊMACO
A consulta inicia nesta terça-feira (15), para 4.834 alunos dos cursos de Ensino a Distância (EaD), residentes técnicos (Restec) e acadêmicos do Campus de Telêmaco Borba.  Os 141 estudantes dos polos EaD de Cascavel, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Palmital, Pato Branco e Ubiratã vão votar na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unioeste), em Cascavel.  Os 1.116 acadêmicos dos polos de Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Lapa, Paranaguá, Pontal do Paraná, Rio Negro e São João da Boa Vista devem se dirigir para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, em Curitiba.
Em Guarapuava, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), vão votar 261 alunos dos polos de Bituruna, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Prudentópolis. Londrina tem 559 eleitores, dos polos de Arapongas, Assaí, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Congoinhas, Jacarezinho, Jaú, Londrina e Siqueira Campos. A votação ocorrerá no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Em Maringá vão votar 336 alunos dos polos de Apucarana, Cruzeiro do Oeste, Ivaiporã, Itambé, Maringá, Sarandi e Umuarama. Estes devem se dirigir ao campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ponta Grossa congrega 2.000 eleitores dos polos de Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa e São Mateus do Sul. A votação ocorrerá no Campus Central da UEPG. Na urna do Campus Avançado de Telêmaco Borba, vão votar mais 421 alunos dos polos de Cândido de Abreu, Faxinal, Ibaiti e de Telêmaco Borba.
PONTA GROSSA
A consulta prossegue na quinta-feira (17), nos campi Central e de Uvaranas e no Hospital Universitário (HU) envolvendo mais 11.310 eleitores, entre professores, agentes universitários e estudantes, das 9 às 21 horas. No Campus Uvaranas, vão votar 639 docentes, 677 agentes universitários; e 5.582 estudantes.  As urnas localizadas no Campus Central vão receber os votos de 324 professores, 163 agentes universitários e 3.926 alunos. No HU, votarão 337 agentes.
Para saber o local de votação, alunos, professores e agentes universitários devem acessar a página da Consulta à Reitoria e informar CPF ou Registro Acadêmico (RA). Para votar, precisarão apresentar documento oficial, com foto (identidade, CNH, passaporte, título de eleitor, etc.). Mais informações em http://www3.uepg.br/consultareitor/.
  • Da assessoria da UEPG.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →