Pré-candidatos, que são radialistas ou apresentadores de TV, deixam microfone nesta sexta-feira

Os pré-candidatos que desejam disputar o voto do eleitor brasileiro no dia 7 de outubro próximo, e que exercem as funções de radialistas ou apresentadores de programas de TV, devem deixar suas atividades nesta sexta-feira, dia 29, de acordo com a atual legislação eleitoral.
Esta determinação existe há mais de 20 anos nas eleições brasileiras para que os possíveis candidatos a cargos eletivos deixem de ter a vantagem de estar fazendo propaganda, mesmo que de forma indireta, de suas candidaturas no rádio ou TV, em detrimento aos demais candidatos que tem os horários de divulgação de suas candidaturas.
Normalmente, a eleição municipal atinge um número maior de comunicadores, tendo em vista as características da eleição. Neste ano, como a eleição é estadual e nacional, poucos profissionais de imprensa deverão se aventurar na disputa do voto.
Em Ponta Grossa, os nomes mais conhecidos são do deputado Márcio Pauliki (Sdd) que apresenta um programa no sábados pela manhã na Rádio Antena Sul (em cadeia com outras emissoras), e o vereador Ricardo Zampieri (PSL) âncora do programa jornalístico das manhãs na Rádio MZ FM. Pauliki apresentará seu nome para a Câmara Federal, enquanto que Zampieri tentará uma vaga para deputado estadual.
No âmbito estadual, o deputado Ratinho Júnior (PSD) também apresenta programa matinal em sua rede de rádios espalhadas pelo Paraná, se apresenta como pré-candidato a governador, e o deputado Delegado Francisquini (PSL) também tem um programa nos finais de tarde em cadeia com diversas emissoras paranaenses.
Estes pré-candidatos somente poderão a exercer suas atividades na imprensa se não registrarem suas candidaturas até o dia 5 de agosto próximo, ou se forem candidatos de fato, após o término do primeiro turno, ou segundo turno, no caso dos cargos do executivo.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →