Prefeitura realiza consulta popular para elaboração da LDO

O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, destaca a participação popular na LDO.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, deu início ao processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração para o exercício de 2019, alinhado com as definições do Plano Plurianual do período 2018-2021, e servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste primeiro momento, está aberta uma consulta popular, para que os próprios ponta-grossenses possam indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos, além de realizar outras sugestões.
“A participação da população nesse processo é fundamental, além de estarmos cumprindo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Deixamos a consulta aberta no site da Prefeitura, mas também distribuímos cerca de 6 mil formulários impressos, nos Cmeis e escolas municipais e na Praça de Atendimento. Também iremos encaminhar formulários aos vereadores, para que possamos obter as sugestões populares junto a esse eleitorado. No último ano, recebemos cerca de 20 mil sugestões na consulta popular e esperamos ter uma boa participação também este ano”, explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
A distribuição dos formulários na rede municipal teve início nesta semana e a consulta popular também já pode ser respondida através de acesso na página da Prefeitura de Ponta Grossa. A consulta ficará aberta até o final do mês de julho, quando os dados serão consolidados para apresentação em audiência pública na Câmara de Vereadores. Em 2017, as principais indicações da população para a LDO foram as áreas de Saúde, Segurança, Pavimentação, Esporte/Lazer e Escolas, nessa ordem.
O questionário é simples. É necessário preencher seus dados pessoais, indicar quais seriam as três prioridades para o seu bairro ou região e propor sugestões.

( da Assessoria)

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →