Guarda Municipal comemora 15 anos nesta terça-feira

Marcada por avanços constantes, Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa comemora 15 anos fortalecimento da instituição e planeja ampliar ações junto à comunidade
Instituição essencial na área de segurança pública na cidade, a Guarda Municipal comemora seu décimo quinto aniversário nesta terça-feira (11). A data, além de marcar o dia de criação da GM – através da Lei Municipal Nº 7.306/2003 – também celebra os avanços do município na proteção dos cidadãos e na articulação de políticas de segurança próximas da comunidade.
 “A Guarda Municipal, tem feito a diferença na segurança pública de Ponta Grossa. Hoje são quase 5 mil atendimentos anuais, um sistema de monitoramento que integra quase toda a cidade, além da realização de diversas ações não só ostensivas, mas também preventivas com foco na proximidade entre a instituição e a comunidade”, destaca o secretário da pasta de cidadania e segurança pública (SMCSP), Ary Fernando Guimarães Lovato..
Para o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek, a história da GM tem sido consolidada de através dos anos. Ele também aponta ampliação do quadro de agentes e a aquisição de equipamentos dos últimos anos como alguns dos fatores determinantes do sucesso da Guarda Municipal em Ponta Grossa. “Fico bem a vontade para falar da Guarda Municipal, pois entrei em 2004, aprendi muito com meus colegas e praticamente cresci junto com a instituição. Além disso, a partir da criação da SMCSP, em 2013, conseguimos um ganho expressivo na estrutura, aumentamos o número de viaturas e do nosso efetivo. Hoje, somos o braço direito das forças de segurança de Ponta Grossa, dando o apoio sempre que necessário a outras instituições”, declara Witek. “Só tenho de agradecer a todos os meus colegas da Guarda Municipal que fazem de tudo para que Ponta Grossa seja uma cidade mais segura para todos”, completa.
FORTALECIMENTO
Atualmente com cerca de 250 agentes, a Guarda Municipal de Ponta Grossa dispõe de equipes distribuídas para o atendimento de diversas funções. Além dos guardas responsáveis pelo patrulhamento e atendimento básico à população e segurança patrimonial, a instituição também possui destacamentos especiais como a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), o Grupamento Especial Tático com Apoio de Motocicletas (GETAM),  a Patrulha Maria da Penha e o recém-criado Grupamento de Ciclopatrulhamento (GCP) – destinado ao patrulhamento em parques do município -.  Junto a essas equipes, a Guarda Municipal também conta com agentes nos departamento de Cidadania, Tecnologia e Defesa Civil, trabalhando, respectivamente, com ações em escolas e próximo da comunidade, monitoramento e atendimento via fone 153, e na prevenção e atuação em situações de risco e desastres naturais.
HISTÓRICO
Criada em 2003, a Guarda Municipal integrava a Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos e iniciou os atendimentos à população com cerca de 95 agentes. Na sequência, em 2005, a Guarda Municipal passa para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e, em 2013, com criação da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), consolida-se como membro essencial das forças de segurança do município.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de cerca de 250 agentes e aproximadamente 40 viaturas – entre elas, um ônibus de monitoramento –, 36 câmeras de alta tecnologia espalhadas pelo município e controladas pela Central de Monitoramento, uma base distrital no Guaragi, uma base central no Maria Otília. Além dessas estruturas, a Guarda Municipal também conta com o Centro de Formação de Guardas Municipais, Ouvidoria, Corregedoria, e a Patrulha Maria da Penha.
  • DA ASSESSORIA.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →