Péricles, Richa, Giacobo, Justus e mais 84 ainda estão com registros de candidaturas pendentes

Alguns políticos paranaenses, candidatos nas eleições de 7 de outubro, estão fazendo campanha na ruas, na TV e no rádio, mas ainda estão com o registro das candidaturas “pendentes de julgamento” por parte do Tribunal Regional Eleitoral ou do Tribunal Superior Eleitoral.
São os casos dos deputados Péricles de Mello (PT) e Nelson Justus (DEM), candidatos a deputado estadual, e Fernando Giacobo (PR), deputado federal, só para citar os mais conhecidos de Ponta Grossa e região.
Claro, tem a situação do o ex-governador Beto Richa (PSDB), preso na Operação Rádio Patrulha no dia 11 de setembro, e mesmo depois de solto devido a uma liminar do STF, foi expulso da coligação que envolve a governadora Cida Borghetti. Richa conseguiu uma liminar, mas a candidatura está sub judice.
Com relação a Péricles de Mello, as pendências são decorrentes a prestação de contas quando foi prefeito de Ponta Grossa entre 2001 e 2004. Existem pendências junto ao Tribunal de Contas. Nelson Justus foi presidente da Assembléia Legislativa e está envolvido nas denúncias de escândalo nos Diários Secretos da Assembléia. Os processos estão em andamento.
Por sua vez Giacobo teve o nome envolvido em algumas denúncias, porém os crimes a ele atribuídos foram prescritos em 2014. Não se sabe se existem novas denúncias ou processos que possam estar barrando o julgamento do registro da candidatura do deputado Giacobo no momento, uma vez que o TSE não informa qual o motivo da pendência.
Na lista também está Patrícia Ebara, candidato ao governo do Estado do Paraná pelo PCO.
É importante esclarecer que as pendências podem envolver questionamentos relacionados a processos tramitando na esfera judicial, ou ainda, certidões negativas ou outros documentos ainda pendentes, os quais podem estar dentro do prazo de análise do tribunal.
Veja a relação completa de políticos paranaenses que ainda estão com registro de candidatura pendentes de julgamento no TSE em Brasília:
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

 

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →