Cida promete, compra e Ratinho Júnior é quem vai pagar!

A governadora Cida Borghetti entrega mais 144 novos veículos às polícias Militar e Civil do Paraná. – Curitiba, 27/11/2018 – Foto: Orlando Kissner/ANPr
Final de governo é sempre assim: o governante que está saindo tenta deixar seu nome limpo perante a população, prometendo muitas coisas e comprando outros tantos, deixando as pendências e a dívida para o futuro governo. Não deveria ser assim!
No âmbito do governo estadual, a governador Cida Borghetti (PP) vem fazendo uma série de compras e investimentos, os quais vem deixando a equipe do governador eleito Ratinho Júnior (PSD) de cabelos em pé.
Nesta semana, por exemplo, a governadora apareceu em uma foto com 166 viaturas que foram compradas para as Políticas Militar e Civil. O investimento total é de R$ 29 milhões. Tudo muito bonito! Só que sabemos, o futuro governo é quem vai pagar a conta.
Claro e evidente que o reforço na estrutura de equipamentos das forças de segurança do estado é necessária e importante. Longe de imaginar algo diferente disto. O problema é que não sabemos (e neste quesito falta mais transparência) se esta compra já estava na programação financeira do Estado, ou foi algo de última hora do que governo que está saindo…é uma pergunta que fica no ar.
Independente do mérito, o fato é que a legislação é falha neste sentido. O gestor público, no caso o governador do estado, deveria estar impedido por Lei de realizar qualquer compra ou despesa vultuosa, mesmo com dotação orçamentária prevista) nos seis meses que antecedem o término do mandato (salvo emergências), isto para evitar que o governante de saída não deixe rabos financeiros para o próximo governante.
Neste sentido, a governadora vem posando para fotos diante de obras e compras de equipamentos, prometendo deixar R$ 5 bilhões em caixa para o futuro governador, mas não sabemos ainda qual será o real estado de coisas que o governador eleito Ratinho Júnior encontrará, de fato, a partir de janeiro quando forem abertas as contas estaduais.
Tomara que as surpresas não sejam desagradáveis!
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *