Comisão que analisará projeto da redução de vereadores será instalada na segunda-feira

Vereadores de PG formarão Comissão Especial para analisar projeto que que reduzir número de vereadores. Foto: Kauter Prado – CMPG.
A Comissão Especial que analisará o Projeto de Alteração da Lei Orgânica do Município de Ponta Grossa, formada por 5 vereadores indicados pelos líderes dos partidos representados no legislativo pontagrossense, será instalada na próxima segunda-feira (12) com a indicação dos 5 membros.
A proposta foi originalmente apresentada pelo vereador Jorge da Farmácia (PDT) e contou com a assinatura de diversos vereadores, alguns deles, inclusive, já se manifestaram publicamente favoravelmente a aprovação da matéria.
Outros parlamentares, no entanto, mesmo dizendo que são favoráveis, não expressam votos de maneira oficial, e podem criar um grupo efetivamente contra a proposta.
REDUZIR MAIS
A versão inicial do PL 003/2018 prevê a redução para 19 cadeiras a partir de 2021. Entretanto, o vereador George já anunciou que apresentou emenda para que a redução seja maior ainda, caindo para 15 vagas.
Rogério Quadros, que deixará o legislativo nas próximas semanas, com o retorno do titular Pietro Arnaud, se manifestou favorável a redução do número de vereadores e também de assessores, dos atuais 3 por gabinete, para 2.
Entretanto, a redução do número de assessores não agrada a grande maioria dos parlamentares, os quais se negam a sequer discutir a matéria.
PREVISÃO
Com a formação da Comissão Especial na próxima semana, os vereadores membros deverão se reunir para escolher o presidente e o relator. A partir daí, o presidente coordena os trabalhos com a agenda de reuniões para análise da proposta.
A previsão inicial é de que a Comissão Especial tem 90 dias para analisar o projeto de Lei, podendo ser prorrogado por igual período.
O certo mesmo é que a proposta dificilmente irá a plenário ainda este ano. Com a eleição da Mesa Executiva acontecendo em dezembro, dificilmente os vereadores terão determinação e interesse suficiente para votar este projeto antes do recesso parlamentar.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *