Exemplo: Prefeito de Tibagi muda Carnaval para economizar recursos públicos

O prefeito Rildo Leonardi, deu um exemplo de gestão pública e valorização do principio da economicidade ao determinar, depois de reuniões com os demais secretários municipais, mudanças no Carnaval de Tibagi, uma das mais tradicionais festas populares paranaenses.
O evento, que este ano será realizado de 01 a 05 de março, será modificado para a Prefeitura possa continuar realizando a festa, mas de outra forma possa também economizar recursos financeiros e atender outras áreas que estão merecendo atenção por parte do governo municipal.
A primeira mudança foi a modernização dos concursos para as escolhas da Rainha e das Marchinhas desta edição. O evento, que aconteceria no dia 16 de fevereiro, às 21h, na Praça Edmundo Mercer, foi cancelado. Neste ano os concursos serão on line, com votação pela página oficial do Carnaval de Tibagi.
O novo regulamento já está pronto, mas o prazo para inscrições continua o mesmo, até 1° de fevereiro. O que muda agora é que será feito um vídeo de cada candidata ao posto de Rainha e de cada inscrito (a) para escolha da Melhor Marchinha Carnavalesca. A intenção é permitir que os internautas possam conhecer e analisar os quesitos respectivos de cada concurso. Os vídeos mais curtidos dentro do prazo estipulado para votação, que será de 18 a 22 de fevereiro, serão consagrados Rainha do Carnaval e Melhor Marchinha Carnavalesca. Os segundos e terceiros vídeos mais votados de cada concurso também serão premiados.
Os vídeos serão produzidos e disponibilizados nas redes sociais pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, sem custos extras para o executivo.
Outra medida será o cancelamento do Desfile de Rua. A decisão partiu da Comissão Organizadora, juntamente com o prefeito Rildo Leonardi, na certeza de que o custo do Carnaval cairá significativamente. A Tenda Alternativa também não será montada este ano. O público poderá curtir shows na Tenda Principal e na Tenda do Samba. As matinês, o Desfile do Corso e a praça de alimentação estão mantidos.
O prefeito lamenta o cancelamento do desfile, mas considera necessária a contenção de despesas. “Sabemos que o Desfile de Rua é o grande destaque do Carnaval, é uma perda lastimável, sem dúvida, mas precisamos mudar e conhecemos a complexidade que é criar um desfile. Não conseguiríamos fazer com a mesma beleza, com a mesma grandiosidade que sempre foi feito. Para economizar precisaríamos diminuir o investimento nas fantasias, no número de pessoas, blocos, baterias. Não conseguiríamos fazer o Desfile de Carnaval 2019 à altura dos outros que já foram feitos. Por isso tomamos uma decisão de mudar a programação da festa deste ano, para não deixarmos de fazê-la”, argumentou.
Os recursos economizados já tem destino certo. “Em uma decisão conjunta com demais secretários optamos por providenciar a instalação de ar condicionado em todas as creches e escolas municipais. Nossos alunos terão mais conforto, uma escola mais preparada para os dias de calor e frio intensos. Uma necessidade que há tempos vinha sendo reivindicada por pais e professores e que agora será uma realidade. Então é com muita humildade que conto com a compreensão e apoio de todos”, finalizou.
A programação completa, já com as alterações previstas, será divulgada nos próximos dias.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor, com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tibagi.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →