Prefeitura instalará novos equipamentos no Aeroporto Santana

Reunião em Curitiba serviu para alinhar solicitação de equipamentos para o Aeroporto de Ponta Grossa. Foto: Divulgação.
Na tarde de hoje (9) o prefeito Marcelo Rangel cumpriu agenda na capital, Curitiba. Algumas das suas atividades foi protocolar a documentação para liberação da instalação do PAPI (do inglês, Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação), equipamento de auxílio visual que fornece informações de orientação para proporcionar mais segurança aos pousos. E também para tratar de ajustes para instalação do IFR ou Regras de Voo por Instrumentos (do inglês Instrument Flight Rules), que será protocolado na próxima segunda-feira (14). A reunião aconteceu com o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi.
“O PAPI consiste em luzes que ajudam o piloto a pousar: conforme ele vai se aproximando as luzes vão acendendo para que ele possa enquadrar a aeronave de forma correta”, exemplifica o superintendente do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana (PGZ), Victor Hugo de Oliveira.
A ferramenta foi adquirida sem custos ao Município, já que a sua compra foi uma contrapartida da cessão de um espaço à Agrocete Indústria de Fertilizantes.
Já o objetivo do IFR é de permitir ainda mais segurança em condições adversas, e que também seja ampliada a oferta de voos comerciais. Segundo o prefeito e secretário da pasta que administra o aeródromo, Marcelo Rangel, a Azul Linhas Aéreas, que hoje disponibiliza voos quatro vezes por semana para Campinas/SP, já garantiu a expansão da sua operação.
“Com a garantia da IFR e o sistema de instrumentos em operação poderemos ter, a partir de março, dois voos diários rumo a Campinas – um de manhã, por volta das 9 horas, e outro de noite, próximo às 19 horas. Também estamos desenvolvendo um plano de estudo para viabilizar linhas para outros destinos”, conta Rangel.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *