Governo municipal discute diretrizes e propostas dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana

Diversas entidades participaram de mais uma etapa da discussão sobre o Plano Diretor. Foto: Divulgação.
Foi realizada na manhã desta terça-feira (19) mais uma etapa da revisão do Plano Diretor (PD) e da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob): uma oficina com representantes do governo municipal sobre as diretrizes e propostas sugeridas para o Plano de Ação de Investimentos (PAI), que representa a última fase da produção dos documentos. Participaram da discussão o prefeito e a vice-prefeita, secretários municipais, equipes técnicas da Prefeitura e representantes da Urbtec, consultoria contratada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) para a gestão do processo.
O encontro faz parte da última fase de desenvolvimento dos planos, e a junção da discussão com o governo aos pontos levantados junto à população nas oficinas comunitárias promovidas em janeiro irá compor o PAI, que deve ser apresentado à comunidade no dia 13 de março, na sexta e última Audiência Pública prevista no cronograma.
Entre os pontos levantados pelo PD e pelo PlanMob, que têm a responsabilidade de planejar a cidade para os próximos dez anos, estão temas como zoneamento e ocupação de solo, verticalização do município, sistema viário e transporte público. “Promover a verticalização apenas onde há estrutura para isso é um dos exemplos práticos dessas diretrizes”, explica Ciro Ribas, presidente do Iplan.
Foram discutidos diversos temas propostos e levantados pontos em específico. “Temos que definir o potencial construtivo no entorno do Parque de Olarias, por exemplo, e continuar levando a discussão para a população, que deve participar das ações comunitárias para que os documentos sejam realmente eficazes”, aponta o prefeito Marcelo Rangel.
Também participaram da reunião a equipe técnica da Urbtec, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, representantes do Iplan, representantes e o presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Dino Schrutt, a presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Danielle Schlumberger, a secretária de Educação, Esméria Saveli, o Procurador-Geral do Município, João Paulo Deschk, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, o superintendente de Serviços Públicos, Coronel Barcellos e o engenheiro da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Michel Haddad.
Todo o andamento do processo de produção dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana pode ser conferido no site oficial dos documentos: http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →