Monumento no Santa Paula presta homenagem ao Exército Brasileiro

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), juntamente com o comando do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, inaugurou na sexta-feira (15) um monumento em homenagem aos 370 anos do Exército Brasileiro e aos 95 de história da força armada em Ponta Grossa. O monumento está instalado na rotatória de acesso ao Núcleo Santa Paula, no bairro Contorno, representado por um carro de combate, o blindado M-41.
Além de instalado em um dos pontos mais altos da cidade, o monumento foi estruturado representando a superação de barreiras, por isso o blindado está instalado sob um amontado de pedras. O calçamento conta com quatro caminhos para acesso ao blindado, marcados e representando os quatro pontos cardeais. O calçamento e as pedras abaixo do carro de combate são de paralelepípedos retirados da rua do Rosário, pedras históricas instaladas há mais de cem anos na cidade. O canhão do tanque está apontando para o sentido sul, para a cidade do patrono da cavalaria, Marechal Osório. A distância entre o monumento e a cidade de Osório (RS) é de 513 quilômetros, aludindo aos 500 anos do Exército Brasileiro e ao 13º BIB.
Além dos simbolismos do monumento, ele também está instalado onde há um marco geodésico em Ponta Grossa, que é um ponto com informações precisas de latitude, longitude e altitude, triangulado com outros marcos que existem na cidade inteira e outras cidades. A Prefeitura ficará responsável pela manutenção do local e pede também o apoio da população na conservação do monumento.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →