Câmara de PG aprova redução do número de vereadores para 19

Vereadores aprovaram a redução para 19 cadeiras a partir de 2021. Foto: Kauter Prado – CMPG.
Depois de uma discussão de quase 3 horas, os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovaram nesta segunda-feira (29) o projeto de alteração na Lei Orgânica do Município que trata do número de cadeiras no legislativo. A proposta inicial, protocolada no ano passado, foi mantida e os vereadores aprovaram a redução para 19 cadeiras a partir da legislatura de 2021.
COMO FOI
Primeiramente a disputa foi nos debates. Vereadores contra e à favor da redução discursaram, alguns em tom mais agressivo, cada um apresentando suas armas, quer dizer, suas ideias e ponderações a respeito das mudanças que estavam por vir.
Os vereadores que defendiam a redução tinham como principal argumento a diminuição dos gastos no legislativo. Porém, aqueles que eram contra a redução drástica para 15 cadeiras, entendiam que com 19 vereadores já estaria sendo garantida uma boa redução no custo da Câmara, assim como mantendo um bom nível de representatividade.
No entanto, entre embates contra e à favor, a emenda para reduzir o número de parlamentares para 15 foi derrubada, apesar de contar com 13 votos favoráveis. Entretanto, por se tratar de alteração na Lei Orgânica, a proposta precisava de 16 votos favoráveis. Outros 10 vereadores votaram contra a emenda que previa uma redução ainda maior de cadeiras.
VOTO SOLITÁRIO CONTRA
Derrubada a emenda, passou-se a votação do projeto original. E aí a maioria que já estava consolidada, acabou se confirmando com 22 votos favoráveis para que Ponta Grossa tenha 19 vereadores a partir da próxima legislatura. Pietro Arnaud (Rede) foi o único voto solitário contra a redução.
A proposta deverá voltar ao plenário para a votação em segundo turno no próximo dia 13 de maio, já que precisa de 10 dias de intervalo entre a primeira e segunda votações.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →