Emenda revoga também atuais aposentadorias de ex-governadores

A Comissão Especial realizou a primeira reunião na última quarta-feira (3). Foto: Dálie Felberg/Alep.
O deputado Homero Marchese (PROS) apresentou emenda à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2019revogando também as aposentadorias e pensões pagas a ex-governadores e viúvas contemplados atualmente pelo benefício. A proposta original, de iniciativa do Poder Executivo, extingue apenas as futuras aposentadorias, ou seja, o atual governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, seria o primeiro alcançado pelos efeitos legais da PEC em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deixando de receber aposentadoria de ex-governador.
Na justificativa de sua emenda – a única protocolada no prazo regimental, que expirou na quarta-feira (3) –, Homero Marchese lembra que em 25 de outubro de 2018 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que “não há direito adquirido no recebimento das aposentadorias de ex-governador”. Na ocasião, o STF julgava a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4601, relativa ao artigo 1º da emenda constitucional 22/2003, que extinguia as aposentadorias de ex-governadores do Mato Grosso do Sul.
Um trecho da decisão do STF, citado pelo deputado, diz o seguinte: “A manutenção do pagamento de prestação pecuniária mensal e vitalícia a ex-governadores extrapola o poder constituinte derivado, violando o princípio federativo, além de não se compatibilizar com os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa”.
O deputado Homero Marchese descarta a hipótese de que a aprovação de sua emenda pressuponha a necessidade de reposição dos valores pagos. “É preciso deixar claro desde logo que, embora deva ocorrer o corte imediato do pagamento dos subsídios, os beneficiários não serão obrigados a devolver os recursos recebidos até hoje”, diz o deputado. “Conforme jurisprudência igualmente pacífica no STF, o recebimento de valores pagos pela Fazenda Pública de boa-fé desobriga a sua devolução”.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →