Assembléia aprova fim da aposentadorias dos futuros ex-governadores, mas atuais continuam a receber

Deputados paranaenses perderam a oportunidade de acabar com a farra com as aposentadorias dos ex-governadores. Foto: Dálie Felberg/Alep.
Como era de se esperar, os deputados estaduais do Paraná aprovaram a PEC que extinguirá a aposentadorias para os futuros ex-governadores. Com a aprovação da matéria na próxima votação, Ratinho Júnior e os futuros governadores não terão direito ao subsídio quando deixarem o Palácio Iguaçu.
No entanto, a Assembléia poderia avançar mais na defesa dos recursos públicos. A emenda produzida pela Comissão Especial que acabaria com o pagamento atual aos 8 ex-governadores e mais 3 viúvas de ex-governantes estaduais, não foi aprovada em plenário.
Do total de 54 deputados, apenas 27 votaram favoravelmente a extinção das atuais aposentadorias. Eram necessários 33 votos favoráveis a emenda.  Outros 9 votaram contra, 11 deputados estavam “ausentes” da sessão, além de 6 abstenções e um que não votou, no caso o presidente Adhemar Traiano, que só vota em casos de empates.
Há quem diga que os deputados que votaram contra ainda assim tiveram a posição de votar contrário a emenda. Pior mesmo foram os deputados que fugiram da sessão e não marcaram presença pra não precisar votar, e de repente ficar mal com a opinião pública ou com algum ex-governador amigo seu, e ainda aqueles se abstiveram de votar.
Ao se ausentarem da sessão, ou ainda, deixar de votar mesmo estando no plenário, os deputados fazem um desserviço ao Estado, pois fogem dos debates, se escondem das decisões importantes, deixam de tomar posições em assuntos importantes, como este, que envolve o gasto de recursos públicos.
Pior do que ser contra uma proposta desta, é se esconder no gabinete durante a votação ou ainda, mesmo em plenário, deixar de votar. Beira a covardia.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →