Câmara de PG terá 19 vereadores a partir de 2021

Presidente da Câmara, Daniel Milla, e vice Mainardes. durante sessão nesta que aprovou a redução de cadeiras nesta segunda-feira. Foto: Kauter Prado – CMPG.
O projeto que altera a Lei Orgânica do Município de Ponta Grossa foi aprovado em segunda discussão na tarde desta segunda-feira (13) na Câmara Municipal em decisão unânime de todos os vereadores. Assim, a partir da legislatura de 2020, o parlamento princesino terá 19 vereadores.
A proposta, que gerou muita polêmica e discussão quando da votação em primeiro turno, desta vez recebeu votação tranquila e sem sobressaltos, uma vez que houve consenso até mesmo daqueles que não queriam a aprovação da matéria, mas se viram forçados a votar favoravelmente para não ficar com o nome marcado.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Milla, haverá uma economia de cerca de R$ 1 milhão por ano com esta redução. “Houve um consenso da maioria no começo e agora de todos, que era preciso ouvir o clamor da população e entender o desejo da sociedade, afinal este é nossa missão aqui”, destacou Milla.
NOVOS INGREDIENTES
A mudança no número de cadeiras, juntamente com o fim da coligação dos partidos nas eleições proporcionais (para vereador, no caso) são dois novos ingredientes para as eleições de 2020 em Ponta Grossa.
O fortalecimento das bases eleitorais e a canalização de lideranças para os partidos mais fortes deve estreitar o acesso dos pretensos candidatos a uma cadeira no legislativo, uma vez que altera substancialmente o coeficiente eleitoral, ou seja, o número de votos que um partido precisa para eleger 1 vereador.
Porém, há quem aposte que estas mudanças servirão para qualificar os representantes do povo na Câmara Municipal.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →