Enfim, justiça: TCE barra reajuste da tarifa de água!

O conselheiro Fernando Guimarães concede entrevista para explicar motivos da medida cautelar que suspendeu reajuste de tarifas da Sanepar. Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR
Não foi o governador, nem os deputados estaduais, muito menos os prefeitos. O clamor do povo do Paraná foi ouvindo em um dos últimos alicerces da defesa do interesse público: O Tribunal de Contas do Paraná.
Através de uma liminar, o TCE barrou o aumento da tarifa de água no Estado do Paraná, um clamor popular que não foi ouvido pela classe política, subservientes que são, em sua sua parte mais influente ao menos, da estatal de água e saneamento.
Registre-se que alguns prefeitos do interior do Paraná insurgiram-se contra este verdeiro assalto institucionalizado aos clientes da “francesa”, mas foram poucos, aqueles que na verdade não precisam dizer “amém” a tudo que vem do governo estadual, e pensam de fato na população de sua cidade. Os demais foram, no mínimo, omissos (talvez um dos piores defeitos do gestor público).
A decisão anunciada pelo conselheiro Fernando Guimarães, acolheu uma Comunicação de Irregularidade feita pela Segunda Inspetoria de Controle Externo do TCE-PR (2ª ICE), responsável pela fiscalização da Sanepar. Guimarães ainda converteu o processo em Tomada de Contas Extraordinária, situação na qual são apurados fatos e penalizados eventuais responsáveis.
Assim, o reajuste esta suspenso até todos os procedimentos sejam feitos para verificar a legalidade dos cálculos apresentados pela estatal em seu pedido de reajuste.
Agora é que a onça vai beber água (não da Sanepar, é claro!). Já pensou se o TCE concluir que de fato os cálculos apresentados estão errados? Com que cara ficarão os dirigentes da Agepar, puxadinho que serve apenas de cabide de emprego para aliados do governo estadual?
Enfim, pelo menos uma boa notícia neste truncado mundo da política do Paraná. Obrigado, por enquanto, TCE!
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *