Guarda Municipal fará a segurança e fiscalização no Aeroporto Sant´Anna

Termo de Anuência foi assinado nesta segunda-feira, no Gabinete do Prefeito. Foto: Divulgação.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) ampliará, nas próximas semanas, a atuação da Guarda Municipal (GM) no Aeroporto Sant`Anna. A iniciativa, inédita no país, foi formalizada na manhã desta segunda-feira (06) durante a assinatura de um termo de anuência entre omunicípio e a Polícia Federal (PF) e que concede à Guarda Municipal a autorização para o desempenho de funções relacionadas não só de segurança, mas também afiscalização do Aeroporto.
De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a autorização permitirá a realização de inspeções e busca pessoal, além do auxílio em situações de crise e emergência e a atuação de embarque de passageiros armados e despacho de armas de fogo e munições. “Em nenhum aeroporto do Brasil isso acontece, o primeiro será aqui na cidade. Com isso, após a conclusão de um treinamento específico, a Guarda Municipal vai fazer o atendimento em todo o aeroporto, inclusive no embarque e desembarque de produtos perigosos, armamentos, revista em bagagens, etc, exatamente como a PF executa os trabalhos nos outros aeroportos”, explicou Lovato.
Segundo o superintende da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima, a atuação da GM no aeroporto deverá servir, inclusive como exemplo para outros aeroportos do estado. “A Guarda Municipal de Ponta grossa é um exemplo, pelo que temos visto aqui, em termos de atuação, de se manter com o treinamento em dia. Acho que é merecida essa conquista que certamente vai servir de exemplo até pra outros aeroportos do estado do Paraná”, frisou.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →