Kalinoski desabafa e diz que “população tem governante que merece; tem vereadores que merece!”

Kalinoski fez uma rápida análise da conjuntura do trabalho dos vereadores mediante o Poder Executivo. Foto: Kauter Prado – CMPG.
O vereador Eduardo Guimarães Kalinoski (PSDB), fez um pronunciamento em tom de desabafo durante a sessão da última quarta-feira na sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa. Ai pedir um aparte durante a fala do colega Sargento Guiarone na Tribuna, Kalisnoki pegou o microfone e simplesmente defenestrou,  não somente o Poder Executivo, mas também questionou o próprio trabalho dos vereadores.
De acordo com as palavras do vereador “a população tem o governante que ela (população) merece; tem os vereadores que ela merece”. Naquele momento, Sargento Guiarone comentava sobre um projeto de incentivo fiscal a empresa DAF Caminhões, o qual foi retirado para vistas e nunca mais voltou a ser cogitada sua votação em plenário.
As palavras de Kalinoski serviram não somente para criticar o atual governo municipal, mas também como uma espécie de mea-culpa do Poder Legislativo e a atuação dos vereadores.
“A população não sabe as funções do legislativo, que é fiscalizar  o Executivo, muitas vezes ineficiente e com gastos desnecessários”. O vereador destacou o trabalho de fiscalização e que no caso do projeto da DAF, fez com que retornassem aos cofres públicos cerca de R$ 1,5 milhão por ter sido detectada a falha no processo.
“Mas, isto a população não quer saber…ela quer saber de tapar o buraco da sua rua…mas, isto é uma questão cultural”, disse o vereador que ainda completou: “Nós nos limitamos a dar nome de rua, criar o dia disto, o mês daquilo, quando deveríamos estar verificando os vícios em alguns projetos”.
Para Kalinoski, os vereadores estão, muitas vezes. “fazendo o trabalho do prefeito para tapar buraco de rua, fazer alguns serviços nos bairros, e enquanto isto não mudar, não adianta nada!”.
Eduardo Kalinoski pertence ao grupo de 3 ou 4 vereadores que tem feito uma avaliação mais profunda do trabalho da Câmara Municipal, chegando a demonstrar, em várias vezes, que estaria decepcionado com o sistema criado em torno da atuação parlamentar, chegando a lançar dúvidas sobre o interesse em concorrer a reeleição em 2020.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →