Pesquisas para Prefeito de PG pipocam nas redes sociais; Veja quem são os mais citados

Faltando aproximadamente 1 ano para que os partidos indiquem seus candidatos e vereador, prefeito e vice nas eleições de 2020, através das convenções partidárias, o mundo político nas cidades começa a fervilhar e as pesquisas de intenção de voto chamam a atenção. Em Ponta Grossa, 3 ou 4 pesquisas on-line estão sendo compartilhadas nas redes sociais com a disponibilização de diversos nomes.
Não se sabe ao certo a autoria destas pesquisas, já que utilizam sites e plataformas públicas e não precisam de registro algum perante a Justiça Eleitoral. Entretanto, os bastidores fervilham mesmo, até porque alguns eventuais pretendentes da candidatura a prefeito, começam a especular quanto a densidade eleitoral, ou se a população conhece a pessoa que pretende se lançar candidato(a), enfim, é uma espécie de treino para os pretensos candidatos.
Alguns pré-candidatos são bem conhecidos e figuram em todas as listas que são divulgadas, pois até já disputaram outras eleições para prefeito. Outros nomes participaram de eleições para vereador. Mas, tem gente nova no pedaço, que embora esteja envolvido com a política, nunca passou pelo escrutínio das urnas.
Uma das pesquisas foi criada através do aplicativo do Google Docs, ambiente em qualquer usuário cadastrado pode criar pesquisas e outras formas de questionários. Outra, por exemplo, foi criada através do site strawpoll.com.
NOMES CITADOS
Evidentemente que os nomes que mais listados para receberem indicação de voto neste momento, são de figuras já conhecidas, como o ex-deputado Márcio Pauliki, candidato a prefeito em 2012; do deputado federal Aliel Machado, candidato em 2016; da vice-prefeita Elizabeth Schmidt; dos vereadores Ricardo Zampieri, Daniel Milla (presidente da Câmara) e Felipe Passos; além dos secretários municipais Celso Santana e Márcio Ferreira e do empresário Álvaro Goes, presidente do grupo gestor do Operário Ferroviário.
Porém, em todas as pesquisas que o Política Em Destaque teve acesso até o momento, não há resultados possíveis de verificação, uma vez que não se tratam de pesquisas feitas por institutos especializados. A divulgação é restrita a redes sociais, principalmente grupos de whatsapp.
Mas, quer nos parecer, a grosso modo, que as opções a serem apresentadas pelos partidos aos eleitores, daqui a 12 meses, não fugirá muitos dos nomes listados acima, a não ser que nos próximos meses apareçam outros eventuais postulantes que ainda estão escondidos, esperando o momento certo de vitaminar o seu nome perante o grande público.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →