Guardas Municipais pedem apoio dos vereadores para implantação do Plano de Cargos e Salários

Guardas Municipais foram à Câmara cobrar apoio do legislativo em sua reivindicação salarial. Foto: Divulgação CMPG.
Um grupo de servidores municipais, representantes dos Guardas Municipais de Ponta Grossa, foi até a Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (8) para pedir apoio dos vereadores a implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria.
De acordo com representantes dos profissionais, houve um compromisso do prefeito Marcelo Rangel, durante a última eleição municipal, com a implantação do Plano, e consequentemente várias providências, principalmente a equiparação do guarda municipal com o nível técnico 12, similar a outras categorias do quadro de funcionários públicos municipais.
SALÁRIO MUITO BAIXO
Atualmente, o Guarda Municipal tem como salário base o nível 8, o que corresponde a R$ 1.040,00 aproximadamente. O pedido da categoria é que seja elevado para nível 12, o que daria um acréscimo de pouco mais de 30% no salário base da categoria.
ADICIONAL DE PORTE DE ARMA
Antecipando a manifestação dos guardas municipais, o governo municipal anunciou um decreto na última sexta-feira (5) implantando o pagamento do adicional por parte de arma, benefício que será pago na proporção de 13% do salário base, acrescentando cerca de R$ 133,00 a remuneração dos guardas municipais.
No entanto, a categoria quer mesmo é que o prefeito cumpra com a promessa assumida durante a campanha.
No entanto, não há, por enquanto qualquer sinalização neste sentido por parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e nem mesmo por parte do Governo Municipal.
Alguns vereadores se manifestaram em apoio a categoria e até mesmo o presidente da Câmara, Daniel Milla, disse que vai unir um grupo de vereadores para defender perante o governo municipal a ideia do reenquadramento de nível.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →