Ricardo Zampieri comemora acesso a dados do transporte

Vereador afirma que medida deve trazer mais transparência ao transporte público. Vereador é um dos autores de pedido para que Prefeitura tivesse controle dos dados da bilhetagem. Foto: Kauter Prado/CMPG.
O vereador Ricardo Zampieri (PSL) comemorou a decisão tomada entre a Viação Campos Gerais (VCG) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de compartilhar o acesso em tempo real do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público municipal. Ao lado de Eduardo Kalinoski (PSDB), o vereador foi autor de um pedido para que a Prefeitura de Ponta Grossa assumisse o sistema sem a necessidade da criação de um fundo municipal – ação que deve ser realizada a partir dos próximos dias.
“É uma medida que, com toda certeza, trará mais transparência para o sistema público de transporte na nossa cidade. Agora a Prefeitura tem acesso a todos os dados de vendas, inclusive de pessoas jurídicas, das passagens de ônibus. É um controle total das finanças sem precisar colocar a mão no dinheiro do sistema”, afirma o vereador.
Zampieri acredita que a decisão faz com que o Poder Executivo não tenha mais interesse em criar o Fundo Municipal de Transporte Coletivo, proposto no projeto de lei nº 211/2019. O vereador ainda ressalta que o objetivo da Prefeitura – de aumentar a transparência no sistema – já foi alcançado e que, por isso, a proposta deveria ser arquivada. “O acompanhamento em tempo real do sistema de bilhetagem traz toda a transparência que a Prefeitura pedia. Se o projeto seguir em tramitação, ficará claro que esse não era o objetivo do Poder Executivo desde o começo”, afirma.
Para Zampieri, o projeto do Executivo pode aumentar a capacidade de endividamento da Prefeitura e ampliar a porcentagem de despesas com pessoal. “Pedir o controle de um dinheiro sem necessidade pode abrir margem para que a população suspeite das ações da Prefeitura”, diz. O vereador ainda lembra que a proposta atual do fundo de transporte é inconstitucional, já que é muito semelhante a uma medida recusada recentemente pela Câmara.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *