Projeto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas próximo a Universidades gera polêmica na Câmara

Mainardes é um dos autores do projeto, e o vereador Geraldo Stocco é contrário a proposta. Polêmica ainda vai longe. Foto: Kauter Prado – CMPG.
Um projeto de Lei que está tramitando desde 2017 na Câmara Municipal de Ponta Grossa estava na pauta de votação da Sessão Ordinária desta segunda-feira (5). E a proposta voltou a gerar muita polêmica e discussão entre os vereadores, alguns se posicionando contra o projeto e outros defendendo a aprovação do mesmo.
Os principais focos de discussão foram entre os vereadores Sebastião Mainardes Júnior, Felipe Passos (autores do projeto), entre aqueles que defendem a aprovação, e do outro lado do “ringue”, ou melhor, do plenário, os mais jovens, vereadores Rudolf Polaco e Geraldo Stocco, os quais se posicionaram contrários ao projeto, sendo que Polaco emitiu parecer contrário já dentro da CJLR.
Mainardes garantiu que a proposta surgiu da sugestão de universitários que se dizem prejudicados por conta do barulho gerado em bares e lanchonetes que ficam muito próximas as sedes das universidades e faculdades da cidade.
Por outro lado, Stocco e Polaco destacaram que o projeto poderia estar manchando a imagem de grupos de universitários, os quais poderiam ser vistos como “baderneiros”, além de prejudicar os empresários do setor gastronômico localizados perto dos estabelecimentos de ensino superior.
A discussão esquentou a tal ponto do vereador Felipe Passos dar uma indireta direcionada ao vereador Geraldo Stocco, enquanto falava sobre os perigos das pessoas ingerirem bebidas alcoólicas e depois ocupassem a direção de veículos. Não se soube qual a ligação entre os fatos que o vereador quis relatar, mas o ambiente ficou pesado.
Vendo que a discussão só aumentava, um grupo de vereadores defenderam a ideia de debater melhor o assunto, inclusive com a comunidade universitária e com os empresários do setor, acabaram por aprovar um pedido de vistas por 15 dias, o qual foi aprovado pela maioria dos votos dos vereadores presentes ao plenário.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →