Carambeí: possíveis candidatos a prefeito iniciam articulações

Jeverson, Elisângela, Rickli e Taques. Por enquanto, são as principais figuras para a eleição municipal em Carambeí.
A disputa para a Prefeitura de Carambeí promete ser das mais acirradas dos últimos anos. E para as eleições do ano que vem, no mínimo, 4 nomes já fazem parte das conversas sobre política na cidade.
O mais experiente é o ex-prefeito Osmar Rickli, que foi cassado em 2012 por conta de pagamento de horas extras irregulares aos servidores municipais. Rickli tentou uma volta em 2016, mais obteve pouco mais de 1.800 votos ficam em terceiro naquela eleição. Agora, seu nome volta à cena e amigos mais chegados ao empresário garante que ele está disposto a colocar seu nome a disposição novamente.
Não menos experiente, a ex-vereadora Elisângela Pedroso é uma das mais animadas. Em 2016 concorreu a prefeitura ficando em segundo lugar na votação com cerca de 3.673 votos, pouco mais de 30%. Elisângela tem a política nas veias, pois o sobrenome da família é sinônimo de política desde a emancipação da cidade. Outro ponto favorável, é que desde que terminou a campanha de 2016, ela não perdeu o pique e vem mantendo contato com diversos segmentos de Carambeí.
Pelos lados do atual governo municipal, parece certo que o nome do chefe de Gabinete, Márcio Taques, deve ser o escolhido para tentar manter o atual grupo no comando da Prefeitura. Apesar das polêmicas, Márcio tem sido o braço direito do prefeito Omar Blum e interlocutores confirmam que ele não espera outra atitude que não seja apoiá-lo em 2020. Cacifado pelo deputado Plauto, Márcio espera que o staff esteja todo ao seu lado no ano que vem.
O quarto nome vem da Câmara Municipal. O vereador Jeverson Gomes da Silva está em seu segundo mandato e vem construindo uma liderança sólida. Filho da ex-vereadora Maria de Lourdes Ferreira, Jeverson não esconde o desejo de ser candidato a prefeito e garante que é um processo natural. Além disto o vereador tem um forte apelo popular, o que lhe confere a possibilidade de anunciar desde já sua pré-candidatura.
Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas por enquanto estas quatro lideranças são as mais citadas em todos os levantamentos de opinião na cidade de Carambeí. Se eles chegarão com fôlego suficiente para as respectivas campanhas, já é uma outra coisa.
Embora exista tempo suficiente para mudanças, a base consolidada de outras campanhas conduzem para estes grupos que podem apontar candidatos de forma isolada, ou ainda, quem sabe, poderão tentar uma composição entre eles.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →