RANKING: UEPG aparece entre as 50 melhores universidades do país

Embora tenha caído duas posições, a UEPG ainda está entre as 50 melhores do país, de acordo com o Ranking. Foto: Arquivo.
A oitava edição do Ranking Universitário Folha (RUF) mostra que mais da metade das instituições federais está entre as 50 melhores universidades brasileiras, o que comprova a qualidade de pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado delas — os cinco indicadores levados em conta no levantamento – Ensino, Pesquisa, Mercado, Inocação e Internacionalização. O ranking é divulgado em meio a um cenário de cortes no Ministério da Educação.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a campeã paranaense e a oitava no ranking nacional, com destaque para o quesito Inovação, onde ficou em terceiro no ranking nacional. Aparecem também entre as 100 universidades com melhores pontuações, outras seis instituições federais: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
Em comparação com o ano passado, a UEPG caiu duas posições. De acordo com o Ranking Universitário da Folha de 2018, a UEPG somou 65,98 pontos, ocupando a 46ª posição naquele levantamento.
Só três universidades particulares do Estado aparecem no ranking da Folha entre as 100 com mais pontuaçã. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está no trigésimo lugar no ranking total e em terceiro se levar em conta só as privadas, e a Universidade Positivo (UP), no 78º lugar geral, e no 19º entre as privadas. A Universidade Pitágoras (Unopar) está no 99º lugar geral.
POSIÇÃO NO RANKING (COLOCAÇÃO, NOME E NOTA FINAL)
08º UFPR Universidade Federal do Paraná PR  – 92,02
23º UEL Universidade Estadual de Londrina PR  – 82,12
24º UEM Universidade Estadual de Maringá PR –  81,48
30º PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná PR – 76,88
47º UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná PR – 65,03
48º UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa PR – 64,91
62º UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná PR – 60,74
  • Paulo Sérgio Rodrigues, com publicação do Portal Bem Paraná.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *