Câmara de PG inicia votação eletrônica nesta quarta-feira

Câmara de Ponta Grossa utilizará sistema eletrônico para votação de projetos. Foto: Divulgação.
Vereadores e assessores participaram nesta terça-feira (5) de um treinamento no plenário da Câmara Municipal sobre a nova versão do sistema Legislador, que vai possibilitar a votação eletrônica.
Simulando a realização de uma Sessão, Roni Eduardo Gauche, responsável empresa desenvolvedora do software, foi demonstrando o passo a passo da utilização dos computadores individuais instalados no plenário.
Desde o registro da freqüência, até a discussão e votação da ata da sessão anterior, dos projetos, moções e indicações, inscrição para o pequeno expediente, tudo será feito de forma eletrônica e projetado em um painel eletrônico em tempo real.
Aberta  a discussão do projeto, o vereador terá, no seu monitor, o projeto na íntegra inclusive com pareceres e anexos. Quando colocado em votação, as opções favorável, contrário ou abstenção estarão disponíveis na tela para o voto do parlamentar. Encerrada a votação, o resultado já aparece nos monitores e no painel.
Como o painel eletrônico ainda não está em operação, por conta da licitação deserta para os equipamentos de transmissão, por enquanto, a projeção será em um monitor de tevê em frente à Mesa Diretiva.
“A informatização é um dos meus principais compromissos como presidente da Câmara”, explica Daniel Milla Fraccaro, destacando que esse processo trará cada vez mais transparência e economia. “Só para citar uma vantagem, milhares de folhas de papel deixarão de ser gastas a cada ano, representando uma economia de dinheiro e de recursos ambientais”, avalia.
Mesmo contando com a possibilidade de alguns contratempos, a expectativa é que amanhã, a Sessão transcorra com tranqüilidade.
  • Da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *