Rangel anuncia construção de Usina de Biogás em Ponta Grossa

Lançamento da Usina de Biogás foi acompanhada por secretários, vereadores e funcionários da Prefeitura. Foto; Divulgação.
O prefeito Marcelo Rangel anunciou, neste segunda-feira (21) pela manhã, a construção de uma Usina Termoelétrica Municipal, que produzirá biometano e biogás.
De acordo com as primeiras informações, o investimento inicial para construção da primeira planta da Usina, será de R$ 9,2 milhões, para que se possa iniciar a produção do biogás, que será utilizado para gerar energia elétrica, a qual será vendida para a Copel, podendo gerar economia para os cofres municipais com a redução das contas de consumo de energia.
O material processado na Usina será coletado junto a grandes produtores de lixo orgânico, como supermercados e restaurantes, mas também haverá a coleta junto a população de uma modo geral, especialmente o óleo de cozinha usado, uma das principais fontes de uso na Usina do Biogás.
A produção do gás natural poderá ser usado de duas formas para gerar economia aos cofres municipais: a primeira, como a utilização do biogás como combustível da frota municipal de veículos, substituindo aos poucos os combustíveis de origem fósseis. A outra forma, é a queima do gás natural em uma usina termoelétrica, a qual vai gerar energia elétrica, que colocada na rede da Copel, gerando créditos para o município utilizar a energia em prédios próprios municipais ou até em carros elétricos que também podem compor a frota municipal.
“Neste processo todo, é importante destacar, temos a parceria importante com o Sebrae, que começou este processo todo, com a UTFPR, que nos ajudou visitando a Usina de Biogás da Itaipu Binacional, modelo para nossa usina aqui em Ponta Grossa, assim como quero agradecer aos vereadores, que de forma unânime, aprovaram o nosso projeto da Usina Termoelétrica no ano passado”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.
A solenidade de lançamento ocorreu no Gabinete do Prefeito, e contou com a presença de secretários municipais, de vereadores, de representantes da PG Ambiental, do Comdema, bem como da imprensa em geral.
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →