Câmara de Castro faz primeiro uso virtual da tribuna de sua história

Alguns vereadores participam das sessões por videoconferência na Câmara Municipal de Castro. Foto: Divulgação.
A Câmara Municipal de Castro protagonizou, na sessão ordinária da última segunda-feira (25), o primeiro uso virtual da tribuna da sua história. O pioneirismo coube ao vereador Joel Elias Fadel (Patriotas), que participou da sessão por videoconferência – uma vez que, por ter mais de 60 anos, encontra-se em situação de confinamento social em sua casa, devido ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.
A fala de Joel ocorreu durante o Pequeno Expediente, logo no início da sessão – espaço que o vereador utilizou, primeiro, para pedir desculpas ao segundo-secretário Rafael Rabbers (PTC) pelo fato de tê-lo citado na sessão do último dia 18, em meio a uma fala justificando seu voto contrário à concessão de título de Cidadã Benemérita de Castro à deputada federal Aline Sleutjes (PSL) – conforme previa o Projeto de Lei 15/2020, de autoria da vereadora Fatima Castro (MDB), presidente da Casa. Em seguida, Joel propôs mudanças na Lei Orgânica do Município (LOM), especificamente nos artigos que regulamentam a destinação desse tipo de honraria (leia matéria abaixo).
Na Palavra Livre, quase ao final da sessão, Rafael Rabbers manifestou-se a respeito do pedido de desculpas de Joel. “Só para deixar registrado, pode ficar tranquilo, não fiquei ofendido, sem problema nenhum. Está aceito o seu pedido de desculpas e continuamos em frente”, afirmou.
Pela quarta vez consecutiva, a Câmara Municipal de Castro realizou sessão ordinária mista, na última segunda-feira (25). Participaram presencialmente da sessão, no Plenário, a presidente da Casa, Fatima Castro (MDB), Maurício Kusdra (PSB), primeiro-secretário, Rafael Rabbers (PTC), segundo-secretário, Dirceu Ribeiro (Podemos), Gerson Sutil (PSC), Luiz Cezar Canha Ferreira (DEM), Miguel Zadhi Neto (Patriota) e Paulo Cesar de Farias (PSD). De suas casas, por videoconferência, participaram o vice-presidente Herculano da Silva (DEM), Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), José Otávio Nocera (Patriota), Joel Elias Fadel (Patriota) e Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM).
Nesta sessão, foram aprovados 14 requerimentos dos vereadores encaminhados ao Poder Executivo, bem como um Projeto de Lei. Outro PL do Poder Executivo recebeu pedido de informações e retornará para o plenário em outra sessão ordinária.
  • Da assessoria.

 

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →