Governador autoriza construção de Condomínio do Idoso em Ponta Grossa

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta segunda-feira (22) a ordem de serviço para a construção de um Condomínio do Idoso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. – Ponta Grossa, 22/02/2021 – Foto: Jonathan Campos/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (22) a ordem de serviço para a construção de um Condomínio do Idoso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O empreendimento será composto por 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, que poderão usufruir de um amplo espaço com estrutura de saúde, lazer e acompanhamento social pagando apenas um aluguel social.
Com o projeto, o Governo do Paraná investirá mais R$ 4,4 milhões em recursos do tesouro estadual em Ponta Grossa, por meio do programa Viver Mais. As obras serão executadas pela construtora Pizolato, contratada via processo licitatório da Cohapar, que também fiscalizará todas as etapas de construção.
Com a assinatura da ordem de serviço, só é aguardada a liberação do alvará pela prefeitura, para então dar início à obra, que tem previsão para ficar pronta em até 12 meses. “É um projeto inovador. Este condomínio busca atender os idosos mais carentes, que muitas vezes gastam muito dinheiro com aluguel ou não conseguem um financiamento para ter a casa própria. Dificilmente os bancos financiam imóveis para quem tem mais de 60 anos”, afirmou o governador.
MORADIAS – As casas de alvenaria terão 42 metros quadrados e serão construídas em duplas, conjugadas. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa. As unidades também serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato.
Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas.
Este também será o primeiro condomínio que contará com uma piscina aquecida para a prática de hidroginástica. Entre outros espaços, os futuros moradores terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico
INSCRIÇÕES – Os interessados ou familiares podem fazer as inscrições para seleção das unidades pelo site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.
Podem participar pessoas sozinhas ou casais com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam casa própria. “O processo de seleção é o mesmo utilizado em outros programas habitacionais, que incluem ser maior de 60 anos, ter renda fixa, como a aposentadoria, por exemplo, e cujo valor do aluguel seja excessivo. A seleção vai beneficiar aqueles que mais precisam”, destacou Lange.
Como contrapartida para viabilização do empreendimento, a Prefeitura de Ponta Grossa fez a doação do terreno, de 10,5 mil metros quadrados localizado no bairro Cará-Cará. A administração municipal também será responsável pelos acompanhamentos médicos e sociais periódicos aos futuros moradores.
  • Da Agência Estadual de Notícias.

 

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →